Primeiramente, Sextou, com a nossa convidada trazendo mais um assunto relacionado ao tema da semana. Dia do orgasmo.
A fisioterapeuta Priscilla Sena, especialista em saúde intima, irá ajudar a gente a entender tudo sobre esse tema.
Seja bem-vinda e agora é com você!

Fisioterapeuta Priscilla Sena, especialista em saúde intima. – Foto – Arquivo Pessoal
“A saúde íntima e sexual feminina é um aspecto essencial do bem-estar geral das mulheres. Cuidar dessa área não só promove uma vida sexual mais satisfatória, mas também influencia positivamente outros aspectos da saúde física e mental. É fundamental que as mulheres entendam a importância de priorizar sua saúde íntima e sexual, para uma maior qualidade de vida e felicidade.
Alcançar tudo isso é simples e vou definir com apenas duas palavras:
AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO!
Ao priorizar o autoconhecimento e o autocuidado íntimo, as mulheres demonstram amor-próprio e respeito por si mesmas, o que tem um impacto positivo em sua autoestima e autoconfiança. Esse cuidado e processo de autodescoberta contribui para que elas se sintam empoderadas em sua sexualidade, tornando-se protagonistas de sua própria jornada de bem-estar e prazer.
“Leia mais notícias de Ale aqui”
Porém, mesmo sendo simples, não é nem um pouco uma tarefa fácil para nós mulheres colocar em prática essas duas “palavrinhas”, não é mesmo?
Embora vivamos em uma era de progresso e informação, falar abertamente sobre a região íntima, aspectos íntimos, sexo, orgasmos e sexualidade ainda é um tabu em nossa sociedade. Essa falta de abertura e compreensão pode ter um impacto negativo significativo para a mulher que está em busca de uma saúde íntima e sexual plena.
O peso do tabu
O tabu em torno da saúde íntima e sexual feminina resulta em um silêncio ensurdecedor que permeia nossa cultura. Esse silêncio pode fazer com que muitas mulheres sintam vergonha e medo de abordar questões relacionadas à sua sexualidade, mesmo em ambientes profissionais ou com seus parceiros. A falta de diálogo e informação torna difícil para as mulheres entenderem plenamente seu próprio corpo e suas necessidades, afetando diretamente o seu autoconhecimento e autocuidado.
A falta de informação adequada pode levar a práticas inseguras, omissão de cuidados profissionais importantes e atrasos na busca de ajuda para problemas íntimos e sexuais, e como Fisioterapeuta Pélvica, infelizmente, é o que eu mais presencio no consultório… mulheres que, quando chegam, em busca de ajuda já estão com um problema/queixa instalada, tornando mais difícil o processo do cuidado. Essa situação contribui para o desenvolvimento de disfunções pélvicas, que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente.
Dados mostram um alto índice de disfunções pélvicas, destacando as perdas de urina (Incontinências urinárias), dor na relação sexual (Dispareunia/Vaginismo), dificuldade de ter prazer (baixa libido) e orgasmos (Anorgasmia/Disorgasmia).
Rompendo barreiras
Apenas través do conhecimento, as mulheres podem entender melhor seus corpos, seus desejos e suas necessidades, capacitando-as a tomar decisões sobre sua saúde íntima e sexual e realizar os cuidados necessários. E é isso que estamos fazendo aqui! aplausos
Criar espaços seguros e acolhedores para que as mulheres possam se informar, compartilhar suas experiências, dúvidas e preocupações é fundamental para quebrar o silêncio e superar a vergonha. Incentivar a comunicação com profissionais de saúde é igualmente importante, permitindo que as mulheres recebam orientação especializada e apoio.
A conexão com o autoconhecimento e autocuidado
O autocuidado íntimo, que inclui a exploração do próprio corpo, a compreensão dele e dos desejos sexuais, e a comunicação aberta com o parceiro, desempenhando um papel vital no prazer sexual das mulheres. Ao conhecerem-se intimamente e acompanharem suas necessidades, as mulheres podem experimentar maior satisfação sexual e orgasmos mais intensos.
O poder da intimidade consigo mesma
O autoconhecimento e cuidado íntimo estão intrinsecamente ligados à autoestima e à autoconfiança das mulheres. Ao se preocuparem com sua saúde, elas demonstram amor-próprio e o reconhecimento da importância de seu bem-estar emocional e físico. Isso contribui para que se sintam mais confiantes em seus relacionamentos e em sua vida como um todo.
A influência da saúde íntima
Uma boa saúde íntima e sexual pode reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o humor e aumentar a sensação geral de bem-estar físico e emocional. Orgasmos liberam endorfinas, os “hormônios da felicidade”, que promovem uma sensação de relaxamento e contentamento. Além disso, relacionamentos íntimos e saudáveis são fundamentais para o suporte emocional e a conexão humana, fatores cruciais para o bem-estar.
Aliados para a saúde íntima
Os músculos íntimos, também conhecidos como músculos do assoalho pélvico, são ferramentas verdadeiramente importantes para a saúde íntima e sexual feminina. Eles desempenham papel na continência urinária e fecal, suporte dos órgãos pélvicos e na função sexual.
Prevenção e qualidade de vida
Fortalecer os músculos íntimos por meio de exercícios específicos, vai ajudar a prevenir as disfunções pélvicas. Além disso, o fortalecimento desses músculos contribui para o aumento da sensibilidade vaginal, percepção dos estímulos prazerosos, orgasmos mais intensos, duradores e controlados.
E a saúde íntima também está relacionada a uma rotina básica de cuidados, onde além de realizar regularmente exercícios para os músculos íntimos, é preciso ter uma boa higiene e hidratação íntima com uso de produtos específicos para a região, proteção das relações sexuais, ingerir água corretamente, boa alimentação, praticar de atividade física e explorar o seu corpo, ou seja, se olhar e se tocar, não somente com objetivo sexual, mas também de autoexame, aceitação e autoestima.
Promovendo a qualidade de vida da mulher
Ao enfatizar e ensinar a importância do conhecimento e cuidado íntimo, e do fortalecimento dos músculos pélvicos, capacitamos as mulheres a assumirem o controle de sua saúde. Isso não apenas promove uma vida íntima e sexual mais satisfatória, mas também impactam positivamente no relacionamento consigo mesmas e com seus parceiros.
Espero que vocês vivam a sexualidade empoderada, repleta de prazer, conexão consigo mesma e emocional com seus parceiros.
Sejam livres para explorar seus corpos, estímulos e desejos, sem medo ou vergonha.
E se sintam confiantes, valorizando cada momento de exploração e cuidado íntimo, sabendo que vocês merecem ser felizes em todos os aspectos das suas vidas.
Seja a protagonista da sua própria saúde íntima e sexual”
Uau! Muito obrigada pelos esclarecimentos e por ter participado aqui da coluna!
Espero que todos tenham gostado e aproveitado as informações que a Priscilla trouxe para a gente com tanto carinho.
E para continuar acompanhando o trabalho fantástico da Priscilla, vou deixar todos os seus contatos:
Dra. Priscilla Sena – Fisioterapeuta Pélvica – Pós-graduada em Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica – CREFITO: 261662-6
Especialista em Saúde Íntima e Sexual Feminina – Licenciada no método LPF e atuação na Estética íntima
Instagram: @priscillafisiopelvica
Facebook: Priscilla Sena Fisioterapeuta
Canal no Youtube: Priscilla Sena | Fisio Pélvica
É isso pessoal, até a próxima, beijo e tchaaaau!!