Primeiramente, a ida ao dentista pode não ter o mesmo cuidado ou até mesmo ser acessível para todos.
Mas nossa saúde bucal deve ser levada a sério, assim como qualquer outro cuidado com a nossa saúde.
Para nos ajudar a esclarecer algumas dúvidas, a dentista Karina Moreno é a nossa convidada de hoje.

Karina Moreno é formada em Odontologia pela USP e especialista em prótese dental, harmonização orofacial e estética – Foto: Arquivo Pessoal
Seja muito bem-vinda!
E agora é com você!
“Há muito tempo sabemos da importância de manter uma boa saúde bucal; mas você sabia que manter uma boa higiene bucal, com visitas frequentes ao dentista pode prevenir problemas sérios de saúde como infecções no coração?
Pois é, a saúde bucal está muito mais ligada com a saúde do corpo como um todo do que podemos imaginar.
Pesquisas já provaram que infecções e doenças bucais podem ser a porta de entrada para bactérias em nosso organismo. Tais bactérias podem cair na corrente sanguínea e irem parar em vários lugares do nosso corpo.
Cientistas investigaram as bactérias presentes em endocardites bacterianas e descobriram que as bactérias encontradas nessas infecções seriam as mesmas encontradas muitas vezes em infecções bucais.
“Leia mais notícias de Ale aqui”
Uma doença que aumenta muito o risco de endocardite bacteriana é a doença periodontal. Ela é uma doença que acomete os tecidos de suporte dos dentes, ou seja, a gengiva, o osso alveolar e os ligamentos periodontais.
Ela é causada principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana, uma película pegajosa de bactérias, resíduos alimentares e saliva que se forma constantemente nos dentes. Essa placa vai se acumulando e depois se calcifica, formando o que chamamos de tártaro (ou cálculo dental).
Existem dois estágios principais da doença periodontal: gengivite e periodontite.
A gengivite é a forma inicial e é caracterizada por gengivas vermelhas, inchadas e sangrando facilmente durante a escovação ou o uso do fio dental. Se não for tratada, a gengivite pode progredir…
A melhor maneira de prevenir a doença periodontal é fazendo uma correta higienização bucal diariamente e fazer visitas periódicas ao dentista, para que ele possa realizar uma limpeza profissional em seus dentes, removendo o tártaro e impedindo assim o aparecimento da doença.
Vale salientar que o cálculo dentário só pode ser removido através da raspagem dentária feita por seu dentista, daí a importância de visitar ao menos uma vez ao ano esse profissional.
Obrigada pelos esclarecimentos Karina!
Por hj é só pessoal, até a próxima beijo e tchaaaaau!