Para evitar o desperdício de doses de vacina contra a dengue que estão próximas do vencimento, o Ministério da Saúde ampliou temporariamente o público-alvo da campanha. A medida visa garantir a aplicação das doses antes que expirem e proteger a população contra a doença.
+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói ganha novo hospital reformado na Região Oceânica
A partir de agora, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos podem receber a vacina, mesmo que não façam parte do grupo prioritário inicial, que compreendia apenas a faixa etária de 10 a 14 anos. Essa medida visa garantir o uso das doses antes do vencimento e ampliar a proteção contra a dengue nesse público mais vulnerável.
O Ministério da Saúde orienta que os estados priorizem o envio das doses com vencimento próximo para municípios que ainda não receberam a vacina contra a dengue. Dessa forma, o objetivo é garantir que todas as regiões do país tenham acesso à imunização.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Em casos excepcionais, quando todas as outras medidas forem insuficientes para evitar o desperdício de doses, a vacinação poderá ser estendida para pessoas entre 4 e 59 anos, desde que haja autorização dos gestores municipais. Assim, essa medida deve ser utilizada apenas como último recurso para evitar o descarte das vacinas.
Para garantir a efetividade da vacina, é importante que as pessoas que receberem a dose única neste momento retornem para tomar a segunda dose após 90 dias. Os estados e municípios devem informar à população sobre os locais e horários de aplicação da segunda dose.
+ LEIA TAMBÉM: ►Loja desaba na Praça da República
Por fim, o Ministério da Saúde reforça que a ampliação da vacinação é uma medida temporária e excepcional, adotada apenas para as doses com vencimento até 30 de junho e 31 de julho de 2024.