A Prefeitura de Saquarema, em parceria com a Defesa Civil Municipal e as secretarias dos Direitos dos Animais e Agricultura, Abastecimento e Pesca, promoveu uma campanha de vacinação antirrábica nos meses de agosto a novembro. Ao todo, foram imunizados 21.823 animais na cidade, ultrapassando a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde.
Dos animais vacinados, 17.181 eram cães e 4.642 eram gatos de estimação. A raiva, uma doença mortal que pode ser transmitida tanto para humanos quanto para animais, é uma zoonose que precisa ser controlada. Em áreas urbanas, os cães são os principais transmissores, mas com o aumento da população felina, os gatos também se tornaram importantes na disseminação da doença.
“Leia mais notícias de Saquarema aqui”
A vacina antirrábica é destinada a cães e gatos a partir de 4 meses de idade, sendo aplicada na região lombar por via subcutânea. No entanto, animais prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio, infestados por carrapatos ou pulgas, ou aqueles que estão tomando antibióticos não devem ser vacinados. Fêmeas grávidas também devem evitar a vacinação, já que o estresse pode causar aborto.
A campanha de Saquarema contou com a participação de mais de duzentos profissionais e voluntários estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras. Os postos de imunização estavam espalhados por toda a cidade e a campanha foi um sucesso. Agora, as vacinas estão disponíveis na Clínica Animal, na sede da Secretaria de Agricultura e no Horto Municipal em Sampaio Corrêa até fevereiro.