A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, recebeu em seu gabinete na última quinta-feira, dia 13 de julho, representantes da Prefeitura de Silva Jardim. Primordialmente, o encontro teve como objetivo a apresentação de uma ferramenta de inteligência artificial que vem sendo utilizada no município vizinho.
Essa troca de experiências e cases de sucesso é importante para conhecermos ferramentas que estão dando certo em outros municípios. Nossos técnicos e secretários puderam conhecer a Silvia e as facilidades que ela traz para o cidadão de Silva Jardim. Queremos implantar essa tecnologia aqui em Saquarema para agilizar o dia a dia do nosso cidadão que necessita de serviços da Prefeitura”, explicou a Prefeita Manoela Peres.
A equipe da Secretaria de Fazenda de Silva Jardim explicou durante a reunião o funcionamento do programa, que tem foco na prestação de serviços à população. A plataforma, chamada Silvia, funciona como um canal de diálogo com o cidadão. Segundo Leandro Antunes, secretário de Fazenda em Silva Jardim, seu uso visa oferecer mais conforto, transparência, impessoalidade e agilidade nos processos administrativos.
Depois que implantamos a Silvia na Secretaria de Fazenda, nossos processos passaram a andar mais rápido. Nossos contribuintes perceberam a diferença no serviço, que passou a ser oferecido de forma mais célere e cômoda, visto que o cidadão não precisa mais ir à Prefeitura para resolver diversos assuntos tributários e fiscais. Agora, estamos querendo ampliar a Silvia para outras secretarias da gestão municipal”, afirmou o Secretário Municipal de Fazenda de Silva Jardim, Leandro Antunes.
Prazer, Silvia
Silvia é um chatbot desenvolvido para fornecer atendimento imediato e personalizado aos cidadãos. A assistente virtual é, so baseada em computação cognitiva e funciona de maneira simples e intuitiva, através de perguntas e informações fornecidas pelo usuário sobre o assunto que deseja tratar com a administração pública.
Ao acessar o aplicativo, o cidadão encontrará um campo de busca que solicitará que ele digite o número correspondente às opções apresentadas pela assistente virtual. Com apenas um clique, habilita-se o contato, e o usuário pode utilizar a inteligência artificial.
Assim sendo, através da computação cognitiva, o cidadão poderá interagir com o programa, permitindo que ele aprenda quais são suas necessidades e até mesmo antecipe-as. Desta forma, o processo de aprendizado e interação ocorre em tempo real e de forma mútua. Ou seja, quanto mais informações o cidadão fornecer, mais a assistente virtual saberá sobre ele e conseguirá antecipar seus desejos.
No entanto, a prefeitura não divulgou nem explicou o quanto essa ferramenta pode ser útil para enxugar a máquina administrativa. A lógica indica que, quanto menor for a necessidade de atendimento humano, menor será a demanda por pessoal contratado ou nomeado em cargos em comissão.