Saquarema

Saquarema: Moradores perdem paciência com Enel e apagões entram na mira de CPI

Foto: Divulgação/Enel

Moradores do município de Saquarema perderam de vez a paciência com a concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia na cidade.

Na última semana, houve registros de locais que ficaram até cinco dias sem luz. Isto certamente estará no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, da Câmara Municipal, previsto para ser apresentado na próxima quinta-feira (21).

A Rua Golf Clube, em Itaúna, chegou a ficar sem luz entre os dias 11 e 15 de setembro. Pelas redes sociais, moradores da localidade relataram o transtorno.

“Esse é um problema recorrente. A falta de luz é extremamente frequente. A cidade odeia os serviços dessa empresa”, afirmou Rodrigo Dantas.

Durante a última semana, também houve relatos de longos períodos sem luz nos bairros Guarani e Serra do Mato Grosso. De acordo com os moradores, a inconstância no fornecimento durou cerca de 24 horas.

Já na última sexta-feira (15), os apagões atingiram as regiões da Barreira, Barra Nova e, novamente, Itaúna. Segundo a moradora Mauana Simas, entre a sexta e o domingo (17), foram cerca de 50 horas sem o fornecimento de energia.

“Insustentável manter a Enel operando aqui. Mais de 50 horas aqui em Itaúna, caindo e voltando, em meia fase e sem energia geral. É de um descuido enorme com a população”, reclamou.

As informações foram publicadas inicialmente pela página Saquarema da Informação e confirmadas pelo FOLHA DO LESTE.

Empresa diz que “ventos” foram os responsáveis

Procurada, a empresa informou que rajadas de ventos de até 60km/h atingiram o município de Saquarema nos dias citados, causando o impacto de objetos e vegetação na rede elétrica.

Com isso, o fornecimento de energia ficou comprometido para alguns clientes do município. Equipes da distribuidora trabalharam para normalizar o serviço para estes clientes o mais rapidamente possível.

Fio cai em rua de Saquarema – Foto: Reprodução/Saquarema da Informação

Nem o trânsito escapa

As reclamações contra a Enel nãoe stão restritas ao fornecimento de energia. Na última quinta-feira (14), um fio da concessionária se rompeu e ficou pendurado, na Rua Domingos Aguiar Cardoso, no bairro Porto da Roça.

A via, que abriga o Centro Municipal de Educação Padre Manuel, precisou ser interditada, pela Defesa Civil, por cerca de uma hora, enquanto a concessionária não chegava para realizar o reparo.

Questionada sobre o incidente, a Enel disse que que a fiação não apresentou risco à população. O cabo de baixa tensão ficou desnivelado e não chegou a atingir o solo. A distribuidora priorizou este serviço e deslocou uma equipe ao local assim que recebeu a demanda.

CPI atenta

Todos os episídios certamente irão compor o relatório final da CPI da Enel, em curso na Câmara Municipal de Saquarema. Nesta quinta, deverá ser realizada a apresentação e votação, com o devido encaminhamento aos órgãos de controle pertinentes.

Desde o final de agosto, a Comissão tem recolhido denúncias e realizado audiências públicas a fim de apurar problemas no fornecimento de enrgia, pro parte da empresa.

“Queremos garantir que a ENEL cumpra suas responsabilidades e forneça um serviço de qualidade para nossa cidade”, afirmou a Câmara Municipal.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Saquarema