
Créditos: Prefeitura de Saquarema
Na última quinta-feira (1º), às 8h15, os agentes da tenda de segurança acionaram a Guarda Ambiental de Saquarema (GCA) para investigar o aparecimento de muitos filhotes de tartaruga, recém-nascidos, no trecho Bandeira Azul da praia de Itaúna.
Segundo testemunhas, muitas das tartarugas conseguiram alcançar o mar, porém algumas ficaram presas nas raízes da vegetação de restinga, uma situação comum para os remanescentes da ninhada que enfrentam dificuldades para chegar ao mar. A veterinária parceira da Guarda informou que as tartarugas pertenciam à espécie cabeçuda, cientificamente conhecida como Caretta caretta.
Ao chegarem ao local, os agentes da Guarda Ambiental constataram a situação e iniciaram as buscas pelo ninho, sem sucesso. Entretanto, encontraram cinco filhotes vivos, prontos para serem conduzidos ao mar.
Considera-se a espécie de tartaruga cabeçuda vulnerável, podendo pesar até 180 kg. São carnívoras e, quando chegam à costa, se alimentam de crustáceos. O litoral norte do Rio de Janeiro é prioritário para suas desovas, com cerca de 9 mil ninhos por temporada, destacando a importância da preservação da espécie.
A Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Guarda Ambiental, alerta para não manipular tartarugas, adultas ou filhotes, evitando riscos à saúde de ambos.