EsportesFutebol

São Paulo vence do Sport nos pênaltis

Em uma noite de muita expectativa, o Sport entrou em campo com o desafio de quebrar um tabu histórico contra o São Paulo no Morumbi e reverter a derrota por 2 a 0 no jogo de ida. Mesmo ocupando apenas a nona colocação na Série B, o Leão pernambucano não se deixou abalar e, em uma virada impressionante, venceu o Tricolor por 3 a 1. O resultado encerrou a sequência de 13 partidas invictas do clube, 12 das quais sob o comando de Dorival Júnior.

Apesar da surpreendente derrota, o São Paulo se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil, vencendo o duelo nos pênaltis por 5 a 3. Durante a partida, o Tricolor adotou uma postura mais defensiva, privilegiando a posse de bola, mas sem aplicar muita velocidade e aplicação, o que permitiu ao Sport investir na aceleração e encontrar o caminho para a vitória com três gols, dois deles vindos de cobranças de escanteio desviadas pelo zagueiro Sabino.

Embora a classificação tenha sido garantida, o resultado deixou algumas dúvidas sobre o desempenho do São Paulo, que parecia livre da pressão pelo resultado e leve o suficiente para cozinhar a bola de maneira espaçada. No entanto, a falta de objetividade do time e os erros na defesa permitiram ao Sport crescer no jogo e dominar a partida.

Após a virada pernambucana, o São Paulo pareceu perder o ritmo e relaxar, desperdiçando a posse de bola e arriscando ofensivamente com jogadas de efeito, o que acabou punido pelo Leão. A dinâmica do time de manter a calma e controlar o jogo pela posse de bola ruiu de vez no segundo tempo, quando o Sport colocou velocidade no jogo e embaralhou as coisas, sacramentando a virada e a quebra do tabu histórico.

A reviravolta na partida exigiu que o São Paulo alterasse um pouco seu estilo de jogo para tentar recuperar o espaço no campo que havia sido tomado pelo Sport. Em uma jogada individual aos 22 minutos, Wellington Rato realizou sua magia, penetrou na área e fez uma finalização incrível, que passou bem perto da trave.

No entanto, o desejo do time de se arriscar ainda mais fisicamente foi escasso, e o técnico Dorival preferiu fechar a defesa, ocupando os espaços que o Sport usava para atacar. Apesar disso, ainda havia a expectativa de uma jogada de bola parada, que foi a responsável pelo gol decisivo da partida.

No último minuto do jogo, em uma cobrança de escanteio, Sabino subiu mais que toda a zaga adversária e, em um verdadeiro gol redentor, levou a disputa pela vaga para os pênaltis. Essa virada incrível foi um reflexo da habilidade e do espírito imbatível do time do São Paulo.

PÊNALTIS

Wellington Rato (São Paulo) – GOL – 1 x 0
Sabino (Sport) – GOL – 1 x 1
Beraldo (São Paulo) – GOL – 2 x 1
Luciano Juba (Sport) – DEFENDEU RAFAEL – 2 x 1
Calleri (São Paulo) – GOL – 3 x 1
Alisson Cassiano (Sport) – GOL – 3 x 2
Rafinha (São Paulo) – GOL – 4 x 2
Rafael Thyere (Sport) – GOL – 4 x 3
Pablo Maia (São Paulo) – GOL – 5 x 3

PRÓXIMOS JOGOS

Os jogos das quartas de final da Copa do Brasil estão marcados para acontecer nas semanas dos dias 5 e 12 de julho. O sorteio dos confrontos acontecerá em breve pela CBF. Enquanto isso, às 16h (de Brasília) do próximo domingo (4), o São Paulo encara o Grêmio, em Porto Alegre (RS), pelo Campeonato Brasileiro. No mesmo dia, mas as 18h30 (de Brasília), o Sport enfrenta o Londrina pela Série B, fora de casa.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 (5) x (3) 3 SPORT RECIFE
COPA DO BRASIL – JOGO DE VOLTA – OITAVAS DE FINAL

Data e horário: 1/6/2023 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Thiago Henrique Farinha (RJ)
VAR: Igor Junio Benevenuto (Fifa-MG)
Público e renda: 49.752 presentes/R$ 2.494.311,00
Cartões amarelos: Gabriel Santos (Sport)
GOLS: Michel Araujo aos 26min do 1ºT (1-0), Alisson Cassiano aos 44min do 1ºT (1-1) e Sabino aos 6min do 2ºT (1-2)e aos 48min do 2ºT (1-3)

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Diego Costa (Arboleda, 21/2), Beraldo e Caio; Pablo Maia, Gabriel Neves (Wellington Rato, 20/2) e Michel Araujo (David, 42/2); Alisson (Mpendez, 33/2), Luciano (Marcos Paulo, 20/2) e Calleri
Técnico: Dorival Júnior

SPORT RECIFE: Renan; Eduardo (Kayke, 46/2), Sabino, Rafael Thyere e Felipinho; Alisson Cassiano, Ronaldo Henrique (João Igor, 46/2), Fábio Matheus e Luciano Juba; Jorginho (Gabriel Santos, 20/2) e Fabrício Daniel (Edinho, 19/2)
Técnico: Enderson Moreira

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes