São Paulo confirma novos casos de intoxicação por metanol e reforça fiscalização

São Paulo confirma novos casos de intoxicação por metanol e reforça fiscalização | Sandro Araújo/Agência Saúde DF
O governo de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (9) três novos casos de intoxicação por metanol, elevando para 23 o total de registros positivos no estado. Outros 148 casos seguem em investigação e 152 foram descartados. Até o momento, cinco mortes já foram confirmadas, e outras seis estão sendo investigadas.
Novas medidas de fiscalização
A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) divulgou um novo protocolo para acelerar a detecção de metanol e falsificação em bebidas alcoólicas. Agora, menos garrafas de um mesmo estabelecimento precisam ser analisadas para determinar a segurança do lote.
Hoje, a medida já produziu resultados: cerca de 600 volumes foram interditados em dois estabelecimentos na região do ABC, e algumas dezenas de garrafas foram apreendidas para perícia. Os comerciantes devem manter os produtos sob responsabilidade própria até a liberação ou constatação de fraude.
O processo de análise foi otimizado. As garrafas passam primeiro pelo Núcleo de Documentoscopia, que verifica lacres, selos, embalagens e rótulos, e seguem no mesmo dia para o Núcleo de Química. Nesse departamento, é possível analisar garrafas fechadas, identificando presença de metanol e outros contaminantes.
“Também verificamos se a bebida é falsificada, porque pode não conter metanol, mas ainda assim ser um produto adulterado”, explicou a perita Karin Kawakami, da SPTC.
Canal de denúncia
A cidade de São Paulo abriu nesta quinta-feira um canal rápido no SP156 para denúncias e informações sobre bebidas suspeitas de conter metanol. O serviço pode ser acessado pelo site sp156.prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 156.
Segundo a prefeitura, o objetivo é agilizar o atendimento e fortalecer o combate à venda e consumo de produtos adulterados. A cidade concentra até o momento a maior quantidade de mortes por metanol no país, com três casos confirmados.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI