Ninguém de fora: São Gonçalo vacina as pessoas acamadas em casa contra a covid-19. O procedimento não tem nada de complexo. Basta que os interessados ou responsáveis enviem um e-mail para vacina.acamados.sg@gmail.com, solicitando a vacinação em casa.
O e-mail deve ter as seguintes informações: nome, endereço, comorbidade ou deficiência permanente, motivo de estar acamado, idade e telefone para contato.
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo ainda informa que segue vacinado todos os gonçalenses com mais de seis meses contra o coronavírus. São Gonçalo vacina as pessoas acamadas para alcançar este objetivo.
Para os maiores de 18 anos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência permanente – todos com mais de 12 anos – está liberado o imunizante bivalente.
Esquema vacinal e locais de atendimento
Há locais de vacinação distintos para cada faixa etária durante a semana, sempre das 8h às 17h. Aos sábados, a imunização acontece para todos nas clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 12h.
Para a aplicação da vacina bivalente, os gonçalenses têm que ter o esquema primário de vacinação contra o coronavírus (pelo menos, duas doses aplicadas das vacinas monovalentes anteriores) e ter mais de 4 meses de intervalo da última dose. O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
Para garantir a vacinação, os gonçalenses devem chegar meia hora antes da previsão de fechamento das unidades em todos os dias de funcionamento. Para a imunização, os gonçalenses devem levar identificação pessoal e comprovação das vacinações anteriores, caso haja.