Em contrapartida ao aumento da criminalidade na cidade de São Gonçalo, no Leste Fluminense, o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro anunciou a criação de um novo Batalhão da PM na cidade. Sobretudo, pelos altos índices de roubos e furtos apontados por relatórios recentes de criminalidade.
“A construção desses novos batalhões atende a um pleito da sociedade e integra um grande plano de investimentos que estamos fazendo na segurança pública. O que acontece nessas regiões impacta nos índices criminais do estado e os benefícios proporcionados por essas novas unidades serão para todos. Além disso, serão batalhões modernos, com tecnologia de ponta, o que potencializa a capacidade de atendimento à população”, explica Castro, que também anunciou batalhões para a Capital e Baixada.
Segundo o governo Fluminense, a nova unidade vai ampliar e melhorar o policiamento no município. Principalmente, por conta da promessa de aumento do patrulhamento em motocicletas, acompanhando a mobilidade urbana e facilitando o trabalho ostensivo da PM. Com isso, o Estado do Rio crê que garantirá maior proximidade com o cidadão.
“O trabalho feito em motos, além de aumentar a capilaridade e a ostensividade, pode dar um menor tempo de resposta para que as demandas da população da região sejam atendidas”, garante o secretário de Polícia Militar, Coronel Menezes.
Atualmente, São Gonçalo tem o 7° BPM. Desse modo, haverá, também, o aumento no quantitativo de policiais nas ruas. Parte do efetivo terá, em sua composição, novos policiais militares que estão em processo de formação e convocados através dos últimos concursos.
Baixada e Rio
Assim como São Gonçalo terá um novo Batalhão da PM, o mesmo acontecerá em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e na comunidade do Jacarezinho, na capital.