As inúmeras manifestações em apoio ao jogador Vinícius Jr., do Real Madrid, após o racismo sofrido durante um jogo do Campeonato Espanhol, continuam por todo o mundo.
Desta vez, a cidade de São Gonçalo, onde o craque brasileiro nasceu, terá um ato em protesto contra o racismo. Será no próximo sábado (3), no Calçadão de Alcântara, altura do Prédio do Relógio.
A manifestação, organizada pelos movimentos Projeto 4 Estações, Instituto Eprofe, Amigos da Cidade e Jornal Alcântara, está marcada para as 9h. Os idealizadores comentaram sobre a motivação do protesto.
“É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que lidar com a discriminação baseada na cor da pele. O racismo e o preconceito não podem ter lugar em qualquer área da vida. Vinícius Jr. é cria de São Gonçalo e tem projetos sociais e educacionais em nosso município”, afirmou a organização.
Em 21 de maio, durante o duelo entreReal Madrid e Valência, no Estádio de Mestalla, em Valência, praticamente todos os torcedores valencianos presentes gritaram “mono, mono, mono” (“macaco, macaco, macaco”), mesmo após advertidos pela atitude racista.