Hoje, 9 de junho, é celebrado o Dia da Imunização em todo o país. A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de diversas doenças e é fundamental para o controle de doenças já erradicadas. O Ministério da Saúde mantém em seu calendário anual essa data para lembrar a importância desse ato e conscientizar a população sobre a necessidade da vacinação de crianças e adultos.
Infelizmente, nos últimos anos, os índices de vacinação têm apresentado uma queda preocupante. Em 2019, antes da pandemia, a maioria das coberturas vacinais alcançava mais de 90% da população, que é o objetivo do Ministério da Saúde. Já em 2020, ano crítico do início da pandemia, a maior cobertura vacinal foi a da BCG, que previne contra a tuberculose, com apenas 54,4%. Todas as outras ficaram com índices inferiores. Em 2021, os índices se mantiveram parecidos com os de 2020.
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo oferece em todas as suas salas de vacina em 43 postos de saúde, polos sanitários e clínicas, 15 vacinas de rotina para bebês, crianças e adolescentes, e cinco vacinas para adultos. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. É importante lembrar que a imunização não se resume a receber uma dose da vacina. É preciso seguir o calendário e receber todas as doses indicadas para estar plenamente imunizado.
A avaliação da caderneta de vacinação e da condição clínica do paciente é feita pela equipe de saúde antes da aplicação das vacinas. Nessa avaliação, é possível tomar mais de uma vacina no mesmo dia, exceto pela vacina da febre amarela, que não pode ser administrada simultaneamente com a vacina tríplice viral ou tetra viral em crianças com menos de dois anos. Nesse caso, deve-se respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as doses. A contraindicação para a aplicação da vacina só ocorre nos casos de evolução da febre.
É importante destacar a diferença entre vacinação e imunização. Quando a vacina necessita de mais de uma dose, estar vacinado é receber a primeira dose, e ser imunizado é receber todas as doses indicadas. A imunização acontece quando a pessoa produz anticorpos contra a doença para a qual foi vacinada. É fundamental seguir o calendário de vacinação e receber todas as doses indicadas para estar plenamente imunizado contra diversas doenças.