Coluna Luta Animal - Patrícia NunesColunistasLeste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo reabre vagas para castração de cães e gatos

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo anunciou a reabertura do pré-agendamento para castração de cães e gatos no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem). Haverão disponibilizadas 168 vagas, sendo 84 agendamentos por semana. As solicitações devem acontecer por meio do aplicativo Colab, e o período de pré-agendamento se estenderá até o dia 17 de julho.

Pré-agendamento

O processo de pré-agendamento consiste em levar a documentação necessária até o Cavem para a marcação da cirurgia. As datas disponíveis para esse procedimento vão de 10 a 17 de julho. É importante chegar com 10 minutos de antecedência e não haverá remarcações para datas e horários anteriores.

Dois dias

É fundamental que os tutores ou pessoas cadastradas tenham dois dias disponíveis para a castração. O primeiro dia é reservado para a entrega dos documentos no Cavem, após agendamento pelo aplicativo Colab. Já o segundo dia corresponde à data da cirurgia, que será marcada no momento da entrega da documentação.

Se marcar, não falte

Infelizmente, a unidade de saúde enfrenta um alto índice de faltas, cerca de 50%, tanto nos dias de entrega de documentos quanto nas cirurgias. Essas ausências prejudicam o trabalho da unidade e também afetam outros gonçalenses que deixam de castrar seus animais. Para evitar transtornos, os tutores que agendaram pelo aplicativo e não têm certeza da disponibilidade podem cancelar o agendamento também pelo Colab.

Documentos

Para se cadastrar, é necessário ser morador de São Gonçalo, maior de 18 anos e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem o direito de cadastrar um animal por mês, sendo permitidos cães e gatos de seis meses a sete anos, com peso mínimo de cinco quilos e máximo de 25 quilos. Raças como pinscher, yorkshire e chihuahua, além de animais braquicefálicos, não serão submetidos à cirurgia.

Protetores

Os protetores de animais terão a possibilidade de cadastrar dois animais por mês. Para isso, devem procurar a Vigilância Sanitária, localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, no bairro Boa Vista. Após o preenchimento de uma ficha de cadastro, eles deverão seguir para o Cavem, às quartas-feiras, para a marcação da cirurgia. Os protetores não precisam realizar o pré-agendamento pelo Colab.

Sem internet

Caso haja falta de acesso à internet ou dificuldades para utilizar o aplicativo, os moradores podem comparecer ao Cavem às quartas-feiras para realizar a marcação diretamente na unidade. Para isso, estão disponíveis 15 marcações. O Cavem está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e está localizado na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *