São Gonçalo mantém a doença sob controle. Na última avaliação do covidímetro, correspondente à semana 21 de 2023, a cidade alcançou a fase verde, considerada a fase normal controlada.
A análise dos indicadores revelou que não houve registro de contaminação pelo coronavírus durante a semana avaliada, com 0% de ocupação de leitos de UTI adulto e de enfermaria, sem variação de óbitos e pacientes internados, além da queda de 55,3% dos casos notificados.
Os critérios para determinação da fase de risco incluem a capacidade de leitos de UTI e enfermaria, a variação de óbitos e novos casos, e a variação de pacientes internados na rede municipal de saúde. São Gonçalo tem seis fases de avaliação, sendo a fase verde a primeira, com pontuação de zero a quatro.
A Secretaria de Saúde incentiva a manutenção dos hábitos de higiene, como a lavagem das mãos e o uso de álcool em gel, além da atualização da vacinação contra a covid-19 para a população a partir dos seis meses.
O município segue vigilante e empenhado na contenção do avanço do coronavírus, concedendo tranquilidade e proteção aos seus habitantes.