A quarta turma do curso de formação básica em panificação da Padaria Escola formou mais 52 padeiros, em um projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal. Desde que o curso, que havia encerrado suas atividades em 2014, foi retomado em 2021 e passou por reformulações, já formou mais de 200 novos profissionais para o ramo da panificação.
As aulas do curso têm duração de três meses, com uma carga horária de 44 horas, e são ministradas pelo professor Cláudio Márcio Marinho nas dependências do Cras de Vista Alegre. A iniciativa visa possibilitar a qualificação profissional e facilitar a entrada no mercado de trabalho, fomentando a geração de emprego e renda na região.
O prefeito Capitão Nelson, durante a formatura da quarta turma, ressaltou a importância da qualificação e do acesso a oportunidades para a população. Com a retomada do curso, muitos gonçalenses puderam voltar ao mercado de trabalho em meio à pandemia, trazendo dignidade para suas famílias.
Além disso, a Padaria Escola promove um importante trabalho de inclusão, capacitando pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade. “Antes do curso, eu não sabia que minha filha tinha capacidade de fazer tantas coisas. Com as aulas, vi que ela é capaz de tudo!”, emociona-se Raimunda Gonçalves, mãe de Luana de Souza, que tem deficiência intelectual.
Com o sucesso da iniciativa e os resultados positivos alcançados, a Padaria Escola se consolida como um exemplo de política pública de qualificação profissional e inclusão social.