Leste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo intensifica combate à dengue no bairro Apolo III

São Gonçalo intensifica combate à dengue no bairro Apolo III | Divulgação/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo

Mais de 40 agentes da Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de São Gonçalo estiveram, na manhã desta quarta-feira (19), no bairro Apolo III, realizando diversas ações de prevenção contra a dengue.

No local, os servidores visitaram casas checando possíveis focos da doença, orientando a população e pulverizando inseticida com o auxílio de motofogs. A ação seguirá, ainda hoje, até o Largo da Ideia.

Esse tipo de ação é constante no município e campanhas como essa já estão dando resultado. A dengue em São Gonçalo, por exemplo, está sob controle.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

O último Levantamento Rápido dos Índices de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) mostrou que a cidade está com baixo risco de contaminação. Embora a doença não seja uma preocupação, o trabalho de prevenção não pode parar para que estes resultados sejam permanentes.

“Realizamos esse trabalho constantemente, mas pedimos também que a população cuide das suas casas, evitando vasos de planta com água acumulada e objetos no chão de residências que possam acumular água. Além disso, é importante checar a caixa d’água, que deve estar sempre tampada. Todos os objetos em condições de acumular água de chuva podem ser criadouros do mosquito transmissor da dengue. Estamos com um baixo risco de contaminação e queremos continuar assim”, disse Marcelo Lima, diretor da Vigilância em Saúde Ambiental.

São Gonçalo intensifica combate à dengue no bairro Apolo III | Divulgação/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo

Camila de Matos, de 25 anos, é moradora do bairro Apolo III desde que nasceu. Mãe de Téo, de 2 anos, e de um bebê de um mês, ela toma diversas medidas quando a questão é prevenir a dengue.

“Eu acho ações como essas da Prefeitura muito importantes. Acho ótimo que esses agentes venham na nossa casa, conversem e também pulverizem o bairro com inseticidas. Já tivemos casos aqui no bairro, há algum tempo, de dengue e até de morte por causa da doença, então, é importante ter esse tipo de cuidado. Eu, aqui em casa, sempre cuido da nossa piscina, para não ter água parada e suja por muito tempo, por exemplo”, disse.

Cuidados

A população deve vigiar e limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e qualquer recipiente que possa acumular água com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Jogar cloro nos ralos externos toda semana também ajuda no combate.

Vacina

A Secretaria de Saúde aplica o imunizante (Qdenga) contra a doença em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em unidades de saúde com sala de vacinação.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

A Qdenga foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e protege contra quatro tipos de vírus da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).

Pronto-atendimento

São Gonçalo intensifica combate à dengue no bairro Apolo III | Divulgação/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo

A Vigilância em Saúde Ambiental mantém o serviço de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para a Vigilância Ambiental e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor.

Os atendimentos são feitos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008, ou pelo aplicativo Colab.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *