A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, intensifica as ações de combate à dengue e ao coronavírus nesta semana. As medidas incluem pulverização de inseticida para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e sanitização contra a proliferação do vírus da Covid-19.
Dessa forma, para otimizar os serviços, os locais das ações de pulverização e sanitização são definidos diariamente pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental. A base para essa definição são os casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que identifica as áreas com maior incidência das doenças.
►Leia mais notícias sobre São Gonçalo aqui
Segundo o último Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (Liraa), São Gonçalo está em risco médio de contaminação da dengue. As autoridades alertam a população para a importância de tomar medidas de prevenção, como evitar qualquer acúmulo de água parada, por menor que seja. A revisão periódica de quintais, calhas e depósitos de água em geral é fundamental para eliminar criadouros do mosquito.
No combate ao coronavírus, a Prefeitura reforça a importância da vacinação. Sendo assim, todas as pessoas com mais de seis meses de idade devem estar com o esquema vacinal completo. Contudo, a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel também é fundamental para evitar a proliferação do vírus e de outras doenças respiratórias.
Enfim, a Vigilância Ambiental da Prefeitura mantém um serviço de pronto-atendimento para receber denúncias de infestação de vetores. Assim, os cidadãos podem solicitar uma visita dos agentes através do telefone (21) 3195-5198, ramal 1008, ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446. As solicitações são atendidas em média em uma semana.