
Foto: Divulgação
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou nesta segunda-feira (2) os editais normativos para o concurso público nº 1/2023. O certame oferece vagas para os 41 hospitais universitários federais vinculados à instituição, além da sede. Ao todo, são previstas 695 vagas em nível nacional, divididas entre as áreas médica (554 vagas), assistencial (106 vagas) e administrativa (35 vagas).
Para o estado do Rio de Janeiro, foram contemplados dois hospitais. O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) oferece quatro vagas, sendo duas para a área médica, uma para a assistencial e uma para a administrativa. Já o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) disponibiliza também quatro vagas, sendo uma para a área médica, duas para a assistencial e uma para a administrativa.
A ampliação do quadro de pessoal é considerada essencial pelo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, para garantir a excelência dos serviços prestados pela instituição no apoio ao ensino, pesquisa e inovação, além de proporcionar assistência de qualidade à saúde. Chioro ressalta a importância dos futuros profissionais aprovados no concurso, que terão a oportunidade de seguir uma carreira promissora e contribuir para a melhoria de vida de milhares de pessoas.
“Leia mais notícias sobre São Gonçalo aqui”
As inscrições para o concurso estarão disponíveis em seis microrregiões a partir das 10h do dia 4 de outubro até às 23h do dia 30 de outubro. A seleção ocorrerá em um único dia, previsto para 17 de dezembro, em todos os estados brasileiros, abrangendo capitais e cidades do interior onde estão localizados os hospitais da Rede Ebserh.
Uma importante novidade desse concurso nacional é a reserva de 10% das vagas para candidatos com deficiência (PCD), totalizando 70 vagas, enquanto a legislação prevê 5%. Além disso, será cumprida a reserva de 20% das vagas para pessoas negras ou pardas (PNP), totalizando 139 vagas. Para garantir a igualdade, houve um sorteio público das vagas reservadas aos candidatos PCD e PNP em cargos com uma ou duas vagas nos editais.
A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, destaca o compromisso da instituição com a inclusão e a diversidade, valorizando cada indivíduo e suas particularidades. A banca organizadora do concurso será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e a validade será de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. Os editais podem ser acessados no site da Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh é responsável pela administração de 41 hospitais universitários federais. Essas unidades têm como característica o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovações.