Leste FluminenseSão GonçaloSaúde

São Gonçalo combate dengue com fumacê

Créditos: Prefeitura de São Gonçalo

A Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de São Gonçalo está reforçando suas equipes de motofogs para intensificar as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, em mais de 35 bairros da cidade nesta semana.

As equipes de motofogs estão realizando pulverização de inseticida como parte dessas medidas preventivas. No entanto, a sanitização contra o coronavírus está temporariamente suspensa.

Apesar de São Gonçalo manter as doenças sob controle, com médio risco de contaminação devido ao trabalho preventivo ao longo do ano, a ação foi ampliada, especialmente nos bairros com maior número de casos notificados. A população é incentivada a se manter vigilante quanto ao acúmulo de água parada, que pode servir como criadouro para o mosquito.

Medidas simples, como limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, virar recipientes de cabeça para baixo, preencher pratos de vasos com areia e manter lonas de materiais de construção sempre esticadas, são essenciais para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A programação de controle das arboviroses está definida para diferentes bairros ao longo da semana, com ações planejadas de acordo com os casos notificados. A Vigilância Ambiental mantém um serviço de pronto-atendimento, onde os cidadãos podem solicitar visitas nos casos de infestação por vetores.

Confira a programação para esta semana:

– Segunda-feira (19): Boa Vista, Coelho, Galo Branco, Novo México, Antonina, Porto do Rosa e Porto Novo

-Terça-feira (20): Rio do Ouro, Barracão, Lindo Parque, Barro Vermelho, -Itaoca, Almerinda e Neves

– Quarta-feira (21): Arsenal, Jóquei, Rocha, Vila Lage, Mutuaguaçu, Nova Cidade e Patronato

– Quinta-feira (22): Maria Paula, Vila Candoza, Estrela do Norte, Covanca, Mutuapira, Cruzeiro do Sul, Mutuá e Paraíso

– Sexta-feira (23): Porto da Pedra, Amendoeira, São Miguel, Santa Catarina, Mutuá, Eliane, Ieda e Gradim

Essas ações são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar da população, especialmente em tempos de epidemias em cidades vizinhas.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *