Há uma década, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo oferece um serviço único em que a prioridade é a humanização. O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) já se estabeleceu como referência na cidade, e para celebrar esse marco, o prefeito Capitão Nelson participou de um café da manhã na sede do SAD nesta sexta-feira, dia 23.
O SAD, programa do Governo Federal, é indicado para pessoas que estão acamadas ou com dificuldade de locomoção, pacientes com patologias agudas, crônicas ou degenerativas, além daqueles que necessitam de cuidados paliativos e com úlceras por pressão. O objetivo é garantir a desospitalização e reduzir a permanência do indivíduo internado oferecendo cuidados em domicílio.
O diferencial do serviço é a equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos que se preocupam em atender às necessidades do paciente, incluindo a infraestrutura da residência. Entre janeiro e maio deste ano, o SAD já realizou mais de 2.800 atendimentos com uma eficiência admirável.
O acesso ao SAD pode ser realizado no hospital em que o paciente está internado ou pode ser solicitado pela equipe de Saúde da Família ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A sede fica na Avenida Presidente Kennedy, 207, no Centro, e está aberta de segunda a sexta, das 7h às 18h. O telefone para contato é o (21) 97100-8464.
O Serviço de Atendimento Domiciliar em São Gonçalo é uma prova de que, quando a prioridade é cuidar da saúde humana, é possível oferecer um tratamento humanizado e eficiente.