São Gonçalo promove ação de conscientização sobre HIV/Aids no Dezembro Vermelho

São Gonçalo promove ação de conscientização sobre HIV/Aids no Dezembro Vermelho | Divulgação/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo
Na manhã desta segunda-feira (8), a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação de conscientização sobre HIV/Aids na Rua Yolanda Abuzaid, em Alcântara. A iniciativa integra a campanha Dezembro Vermelho, que visa prevenção, diagnóstico, tratamento e combate ao preconceito relacionado ao HIV/Aids.
Alt/Legenda: Profissionais de saúde distribuem testes rápidos, preservativos e orientações sobre HIV/Aids durante ação em Alcântara, São Gonçalo.
Testes rápidos, autotestes e preservativos
Durante a ação, a coordenação do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e Hepatites Virais distribuiu testes rápidos de ISTs, autotestes e preservativos femininos e masculinos. O evento contou com o apoio do Centro de Atenção e Atendimento à Aids (Caaaids) e do Instituto Brasil Integrado.
Vanessa Brandt, assistente social do programa, ressaltou a importância da ação:
“Esse evento na rua é de muito valor, pois estamos muito próximo das pessoas e podemos apresentar nosso trabalho, informando melhor sobre cuidados e prevenção das doenças.”

São Gonçalo promove ação de conscientização sobre HIV/Aids no Dezembro Vermelho | Divulgação/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo
Equipes de cursos de enfermagem também ofereceram aferições de pressão arterial e glicose, ampliando os cuidados preventivos à população.
Participação da população
O autônomo José Amorim, de 58 anos, passou pela ação e destacou a relevância do evento:
“Ter essa ação aqui é bom, pois até para você ter um diagnóstico futuro, é preciso estar preparado. A saúde é primordial, então temos que nos cuidar, quebrar os tabus e obter sempre informações.”
Testagem disponível durante o ano
Durante todo o ano, as unidades de saúde do município oferecem testes rápidos e preservativos. Além do HIV, há testagem para hepatites virais B e C e sífilis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados).
O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento e prevenir a transmissão a outras pessoas.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI



























