
Sanções dos EUA impedem volante Wendel de jogar no Botafogo | Divulgação/Zenit
Botafogo e Zenit romperam o pré-contrato do volante Wendel. O clube carioca confirmou que o acordo caiu por terra por um motivo fora das quatro linhas: sanções do governo dos EUA impedem a conclusão das negociações, tornando impossível Wendel jogar no Botafogo. Nesse sentido, vale lembrar que a chegada de Arthur no Botafogo, assim como a ida de Luiz Henrique para o Zenit, fazem parte da negociação. Agora, tudo vira um imbróglio.
O impasse veio à tona porque os donos do Zenit entraram na lista negra de sanções internacionais. John Textor, dono da SAF alvinegra e cidadão americano, não pode fechar negócios com empresas bloqueadas pelos Estados Unidos. A contratação, então, virou problema legal.
O FC Zenit São Petersburgo pertence à estatal russa Gazprom, maior exportadora de gás natural do mundo e peça-chave da política energética do Kremlin. O clube é presidido por Alexander Medvedev, executivo de alto escalão da Gazprom e figura influente no esporte russo.
Além disso, Aleksandr Dyukov, presidente da Federação Russa de Futebol e CEO da Gazprom Neft (braço petrolífero da Gazprom), foi sancionado pelo Reino Unido em 2022 devido à guerra na Ucrânia.
As sanções dos EUA ao Zenit
Durante o governo Biden (2021–2025), os EUA ampliaram as sanções contra a Rússia, especialmente no setor energético, visando cortar o financiamento da guerra na Ucrânia. Em janeiro de 2025, pouco antes da posse de Donald Trump, o governo Biden impôs novas restrições à Gazprom Neft e outras empresas russas de energia.
Porém, com a volta de Donald Trump à presidência dos EUA, há uma tentativa de reaproximação com Moscou. Entretanto, até então, as sanções impostas por Biden permanecem em vigor.
O senador Lindsey Graham, aliado de Trump, propôs um pacote de sanções ainda mais severo caso a Rússia não avance em negociações de paz com a Ucrânia.
Botafogo agradece ao Zenit
Diante disso, o Botafogo optou por encerrar as tratativas de forma definitiva. Conforme nota divulgada pelo clube, fez isso em conjunto com o Zenit, que agiu com transparência e respeito até o fim.
“Mesmo diante de um cenário complexo e fora do controle de ambas as partes, o clube russo sempre manteve uma condução transparente e colaborativa”, diz o comunicado oficial.
Sobre o jogador, que está contundido, o Botafogo desejou gratidão. Primordialmente, enaltecendo a vontade demonstrada pelo atleta de vestir a camisa preta e branca. O clube agradeceu pela postura “exemplar” de Wendel, bem como desejou sucesso ao jogador.

Luiz Henrique, eleito Craque do Brasileirão e da Taça Libertadores da América, negociado junto ao Zenit | Vitor Silva/Botafogo
Em janeiro de 2025, o atacante Luiz Henrique foi vendido pelo Botafogo ao Zenit por €33 milhões. Vale lembrar que a negociação envolveu a troca por dois jogadores: Artur e Wendel. Sobre como fica a situação de Luiz Henrique e Arthur, o clube não se pronunciou. O Folha do Leste está apurando informações nesse sentido junto ao Botafogo. Principalmente, sobre o desfazimento total do negócio.
Faz-se necessária, sobretudo, a seguinte indagação: se as sanções dos EUA impedem o negócio em si e, por consequência, Wendel de jogar no Botafogo, por que não houve o cancelamento de toda negociação. Até porque Arthur veio do Zenit para o Botafogo, do mesmo modo que Wendel viria. Trata-se de lógica, pois as regras estão em vigor desde o governo Biden.
Caso a questão envolva alguma contusão mais severa do jogador e o cancelamento do negócio esteja ocorrendo por conta disso, trata-se de uma questão que, a nosso ver, terá de ser examinada pela Polícia Federal, pelo tamanho e gravidade do argumento anunciado, por eventual disseminação de falsa informação. Pelo contrário, o mais razoável seria o cancelamento de todo o negócio.
+ MAIS NOTÍCIAS DE futebol? CLIQUE AQUI
Reforços: uma prioridade ainda maior
Agora, o Botafogo corre atrás de alternativas. A diretoria promete reforços na próxima janela de transferências. O time, mais do que antes, precisa de peças para sustentar a fase de evolução na temporada 2025.
Nota do oficial Botafogo sobre Wendel
“O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, firmou o término do contrato com o volante Wendel, que estava acertado para se apresentar ao Clube na janela de transferências do meio do ano.Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe – especialmente considerando que John Textor, acionista majoritário da SAF, é cidadão norte-americano.
O Botafogo agradece ao Zenit pelo profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação. Mesmo diante de um cenário complexo e fora do controle de ambas as partes, o clube russo sempre manteve uma condução transparente e colaborativa, o que reforça a sua grandeza.
A Wendel, o Clube expressa sua gratidão pela postura exemplar e vontade de vestir a Gloriosa Camisa, desejando sucesso na continuidade da carreira.
O Botafogo segue atuante no mercado e em busca de reforços para a próxima janela de transferências e sequência da temporada 2025”.