
Samir Xaud anuncia mudanças no calendário e confirma redução dos estaduais | Rafael Ribeiro/CBF
O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou que pretende reformular o calendário do futebol brasileiro nos próximos dois anos e confirmou a redução dos estaduais para 11 datas a partir de 2025.
Em entrevista ao programa Seleção Sportv, o mandatário revelou que o projeto será apresentado em até 50 dias e que a prioridade é tornar o calendário mais acessível, conciliando as exigências da Fifa e da Conmebol.
“Estamos projetando uma reformulação de todos os campeonatos para que, em dois anos, tenhamos calendário mais acessível. A CBF está empenhada nisso”, afirmou.
Camisa vermelha barrada
Xaud também comentou sobre o cancelamento da camisa vermelha da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. O modelo, aprovado na gestão anterior de Ednaldo Rodrigues, já estava em produção, mas foi interrompido após reunião com a Nike.
“Azul, amarelo, verde e branco são cores da nossa bandeira e devem ser seguidas. Fui contra a camisa vermelha, não por política, mas por convicção”, explicou.
A fornecedora norte-americana já trabalha em uma nova versão, com tendência de ser azul.
Impedimento semi-automático em 2026
Outra novidade anunciada foi a implementação do impedimento semi-automático no Brasileirão e na Copa do Brasil a partir de 2026. A tecnologia, que utiliza câmeras e sensores na bola para gerar simulações 3D, deve custar em média R$ 100 mil por jogo, contra os atuais R$ 20 mil gastos com o VAR.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
“Queremos que a arbitragem brasileira seja a melhor do mundo”, garantiu.
Redução dos estaduais confirmada
Xaud reforçou que os estaduais terão apenas 11 datas a partir do próximo ano, medida tratada como “irreversível”.
“Não volto mais na minha decisão. São 11 datas e as federações terão que se adequar. A ideia é não prejudicar os estaduais, mas dar mais espaço ao calendário nacional”, concluiu.