Domingo, 23 de abril, dia de São Jorge. Padroeiro do Estado do Rio de Janeiro. Santo adorado no catolicismo e no sincretismo com outras religiões. Com milhões de devotos, a celebração ao seu dia virou tradição cultural e motivou a transformação da data em feriado estadual. Por conta disso, Niterói e Rio de Janeiro prepararam esquemas especiais de trânsito para as festas e procissões. No Lindo Parque, em São Gonçalo, a igreja terá programação especial. E em Nova Iguaçu, na baixada, milhares de pessoas vão à grande festa, que já se estende por dias.

Programação em Niterói

6h30min: missa campal

Outras missas: 8h30min, 10h30min, 15h, 17h

Terço Mariano: 12h e 14h30min

Procissão: Após a missa das 17h (Saída da Rua Alcides Figueiredo, onde fica a igreja, passando pelas ruas Marechal Deodoro, Barão de Amazonas, da Conceição, Visconde de Sepetiba, São João, por fim retornando a Rua Alcides Figueiredo)

Esquema de trânsito em Niterói

A Prefeitura de Niterói vai interditar parcialmente o trânsito em algumas vias do Centro, neste domingo (23), para a tradicional missa e procissão que acontece no Feriado de São Jorge, entre 7h e 10h. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (19). A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) terá operadores para orientar o tráfego no local.

A portaria determina a interdição parcial para veículos durante a passagem da procissão no seguinte trajeto: saída do 12º BPM pela Avenida Jansen de Melo; Avenida Washington Luis; Rua Manuel Pacheco de Carvalho; Rua Presidente Castelo Branco e retornando pela Avenida Jansen de Melo (12º BPM), no Centro.

Programação em São Gonçalo

A celebração a São Jorge, em São Gonçalo, na igreja localizada na Rua Alexandre Brunete, S/N, no Lindo Parque, tem início às 6h, com a alvorada. Logo depois, será realizada a Santa Missa, às 7h30min. Meio-dia, a oração Regina Coeli. Às 16h, Santa Missa aos devotos mirins. Às 17h30, ocorre a Bênção Sacerdotal, com procissão pelas ruas do bairro. Às 18h30min, acontece a última missa do dia.

 

Rio de Janeiro

Os cariocas realizam duas tradicionais celebrações ao Santo Guerreiro: uma acontece no Centro da cidade; e a outra em Quintino.
A Igreja de São Jorge, no Centro, fica na Rua da Alfândega, 382, e funcionará das 4h até as 20h. Os eventos vão acontecer em frente a Biblioteca parque, na Av. Pres. Vargas, nº 1261.

Programação Campo de Santana:

08h – Missa Campal – Dom Jeremias

09h – Missa Campal – Pe. Edmar Augusto

10h – Missa Campal – Pe. Marcelo Nascimento

11h – Missa Campal – Pe. Jênisson de Jesus

12h – Missa Campal – Pe. Wagner Toledo

13h – Missa Campal – Pe. Jackson Figueiredo

14h – Missa Campal – Pe. Lélio Senna

15h – Missa Campal – Pe. Antônio Sobrinho

16h – Missa Campal – Pe. Ângelo Marques

18h – Missa Solene – Dom Orani Tempesta

Programação em Quintino

3h30: momento de “adoração ao santíssimo sacramento”;

4h: fachada da igreja é colorida com um show de luzes;

5h: tradicional queima de fogos e a missa solene da alvorada;
missas seguem de hora em hora;

15h: concentração para a procissão, com a Oração do Santo Terço na Igreja Matriz;

16h: imagem de São Jorge vai passar pelas ruas do bairro de Quintino em procissão;

20h30: apresentação do grupo de teatro formado por jovens da igreja, com missa solene de encerramento, com participação do arcebispo Dom Orani Tempesta.

Trajeto da procissão:

A procissão de São Jorge seguirá partindo da paróquia na Rua Clarimundo de Melo, 769, seguindo para a Rua da República, Praça Quintino Bocaiúva (pista à direita), Rua Nerval de Gouveia (à esquerda), Rua Garcia Pires e retornando à paróquia. Para viabilizar a procissão, será interditada, a partir das 15h, a Rua Padre Telêmaco, no trecho entre a Av. Ernani Cardoso e a Rua Clarimundo de Melo.

 

A CET-Rio montou uma operação especial de trânsito para as comemorações pelo Dia de São Jorge na cidade. Seguem as mudanças:

CENTRO

DIA 23/04/2023

Igreja de São Jorge (Praça da República)

Interdição ao tráfego de veículos, das 22 h do dia 22/04 às 02h do dia 24/04, das seguintes vias:

– Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária, ao longo do Campo de Santana até a interseção com a Praça da República;

– Praça da República, interdição total, no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Buenos Aires.

O sentido do tráfego da Rua Buenos Aires será invertido entre a Rua República do Líbano e a Praça da República, devendo funcionar no sentido Praça da República, das 12h do dia 22/04 às 23h do dia 23/04.

Festa de São Jorge – Santuário do Zé Pilintra

Interdição da Rua Joaquim Silva, entre a Rua Evaristo da Veiga e a Travessa do Mosqueira, no dia 23/04,das 5h às 20h.

Feijoada em Louvor a São Jorge

Interdição da Rua dos Inválidos, entre a Rua do Senado e a Rua Visconde do Rio Branco, no dia 23/04, das 10h as 19h.

A Cet-Rio fará o monitoramento dos eventos, que contarão com o apoio da Guarda Municipal e de agentes terceirizados para o ordenamento do trânsito.

 

QUINTINO

A CET-Rio informa que a partir das 10h de sábado (22/04) ocorrerá a Festa de São Jorge na Rua Clarimundo de Melo, em Quintino. Para viabilizar o evento, será necessário interditar a Rua Clarimundo de Melo, entre a Rua Assis Carneiro e a Rua Bernardo Guimarães, das 10h do dia 22 às 23h59min do dia 23. Também será necessário a interdição, nesse mesmo período, da Rua da República, entre a Rua Clarimundo de Melo e a Praça Quintino Bocaiúva, assim como todo o entorno da praça, exceto o trecho da Rua Nerval de Gouveia.

Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, a operação de trânsito contará com agentes de trânsito da CET-Rio, apoiadores e Guardas Municipais, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, executar os bloqueios e ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas.

Ainda com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito, técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento por meio de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados.

DESVIOS

• Veículos procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Avenida Amaro Cavalcanti seguirão pela Rua Bernardo Guimarães, Rua Nerval de Gouveia, Rua Elias da Silva, Rua Assis Carneiro, Rua Clarimundo de Melo e Avenida Amaro Cavalcanti.

• Procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Rua Ângelo Dantas seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva e Rua Nerval de Gouveia.

• Procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Rua Padre Telêmaco seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Rua Nerval de Gouveia e Rua Garcia Pires.

Além disso, no dia 23 de Abril, a partir das 16h, ocorrerá a procissão, partindo da paróquia na Rua Clarimundo de Melo 769, seguindo para a Rua da República, Praça Quintino Bocaiúva (pista à direita), Rua Nerval de Gouveia (à esquerda), Rua Garcia Pires e retornando à paróquia.

Para viabilizar a procissão será interditada, a partir das 15h, a Rua Padre Telêmaco, no trecho entre a Av. Ernani Cardoso e a Rua Clarimundo de Melo.

DESVIOS

• Veículos procedentes da Av. Ernani Cardoso, com destino à Avenida Amaro Cavalcanti seguirão pelo Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura), Av. Dom Hélder Câmara, Rua da Pedreira, Rua Goiás, Rua Euzébio de Matos, Praça dos Garis, Rua Manuel Vitorino, Praça Sargento Eudóxio Passos, Rua Clarimundo de Melo e Avenida Amaro Cavalcanti;

• Procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Rua Ângelo Dantas seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Viaduto Compositor Wilson Batista, Rua Goiás, Rua Cupertino, Avenida Dom Hélder Câmara, Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura) e Rua Ângelo Dantas.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

• Não haverá implantação de estacionamento para o evento.  É recomendada a utilização de transporte público;

• Os motoristas devem evitar a região no horário da interdição, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas;

• Respeitar as orientações dos agentes de trânsito e de toda a sinalização implantada na área.

COMO CHEGAR AO EVENTO

Para acessar as áreas, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, como ônibus e trens, tendo como base a estação de Quintino.

Programação em Nova Iguaçu

Em Nova Iguaçu, os festejos ao Santo Guerreiro acontecem na Rua Getúlio Vargas, no Centro, onde também está sendo realizada a 10ª edição da exposição “Salve Jorge 23”, que conta com um coletivo de mais de 200 artistas. Um cavalo robótico, produzido pelo renomado artista plástico Raimundo Rodrigues, conhecido pelos trabalhos realizados a partir de sucatas e que assinou os cenários de “Hoje é dia de Maria” e “Capitu”, da Rede Globo. O cavalo fará uma performance pela rua, acompanhado de música ao vivo, participação de grupos de Maracatu, bailarinos e atrizes.

Missas:

5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 19h e 20h

Procissão: 17h

Música na Natureza

17h – Performance de arte urbana “Guerreiro da rua” – Apresentação multi-artística com pintura e música, construindo cenário visual representando a imagem de São Jorge e seu apelo popular

17h – Cris Reis TRIO / pop rock nacional e internacional

18h – Alcir Alves Qtto / MPB

19h – Trem Bala Rogéria Emmer / MPB e axé

19h – Performance teatral de São Jorge com o Dragão com o Ator Augusto Vargas e figurino e cenografia do artista plástico Raimundo Rodrigues

20h – Pimenta do Reino / forró

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *