O Carnaval do Rio de Janeiro ganha um toque especial de celebração e reverência à cultura indígena neste domingo (11), com os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. Entre as seis agremiações que se apresentam no primeiro dia, Salgueiro e Grande Rio se destacam por seus sambas-enredo dedicados aos povos indígenas.
O Salgueiro traz um enredo emocionante em homenagem aos indígenas da etnia Yanomami, intitulado “Hutukara”, que significa “a parte do céu do qual nasceu a terra” na língua yanomami. A escola pretende exaltar as cosmovisões e a riqueza cultural desse povo ancestral na avenida.
Já a Grande Rio presta sua homenagem aos Tupinambás com o samba-enredo “Nosso Destino é Ser Onça”. A escola saúda uma figura importante na religião de matriz africana, o Caboclo, presente na cultura indígena e reverenciado como símbolo de resistência e força.
As outras escolas que desfilam neste domingo são Porto da Pedra, Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Imperatriz. O segundo dia de desfiles, na segunda-feira (12), trará as apresentações da Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.