Leste FluminenseRio de Janeiro - Capital

Saída do Rio de Janeiro: Ponte Rio-Niterói tem trânsito lento e BR-101 soma 12km de engarrafamento na manhã desta terça-feira, 30/12

Saída do Rio de Janeiro: Ponte Rio-Niterói tem trânsito lento e BR-101 soma 12km de engarrafamento na manhã desta terça-feira, 30/12

Saída do Rio de Janeiro: Ponte Rio-Niterói tem trânsito lento e BR-101 soma 12km de engarrafamento na manhã desta terça-feira, 30/12 | Reprodução Alerta/Rio

O deslocamento para as festas de fim de ano transformou as principais vias de saída do Rio de Janeiro para a Região dos Lagos em um teste de paciência na manhã desta terça-feira, 30/12, principalmente na Ponte Rio-Niterói e BR-101, com trânsito lento e e engarrafamento. O cenário é de “mão dupla” no movimento: enquanto milhares de turistas chegam à capital para o Réveillon, uma massa de cariocas e moradores do Leste Fluminense inicia o êxodo em direção ao interior e ao Espírito Santo.

BR-101: 12 km de congestionamento

A situação se apresentou de forma crítica para quem segue em direção ao Norte Fluminense. Segundo a concessionária Arteris Fluminense, a rodovia BR-101 registrava, às 9h30, um engarrafamento de 12 quilômetros entre São Gonçalo e Itaboraí (do km 305 ao km 293).

Embora não houvesse acidentes ou faixas interditadas no trecho, o tempo de viagem sofre grande impacto, sobretudo pelo excesso de veículos. Já no sentido Rio de Janeiro, o tráfego flui normalmente até o momento. Ao menos, na BR-101.

Ponte Rio-Niterói: Acidente e lentidão

Na Ponte, o contrafluxo também castiga o motorista. A travessia no sentido Niterói apresentava, por volta das 8h45, um tempo estimado de 29 minutos. O gargalo se concentra entre a Reta do Cais e o Vão Central.

Além do volume de carros, uma queda de motociclista no Vão Central gerou reflexos em importantes vias de acesso. Por exemplo a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. No sentido capital, o fluxo estava livre (13 minutos).

Previsão do Tempo: Atenção redobrada na pista

A meteorologia indica que o motorista deve encontrar tempo instável ao longo de todo o dia. Logo, a combinação de pista molhada e visibilidade reduzida aumenta exponencialmente o risco de colisões traseiras em trechos de parada brusca.

Por mais que muitos motoristas não sigam as orientações de segurança, reforçamos o alerta para o bem de todos.

  1. Usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;
  2. Manter distância de segurança de quem está à frente;
  3. Respeitar o limite de velocidade indicado nas placas;
  4. Não fazer ultrapassagens arriscadas ou em locais proibidos;
  5. Respeitar a capacidade de passageiros do carro: toda criança conta como uma pessoa.

Expectativa de Tráfego

A previsão das concessionárias considera que o pico de movimento se estenda até a tarde desta quarta-feira (31). Ao todo, mais de 2,3 milhões de veículos devem cruzar a Ponte Rio-Niterói até o dia 5 de janeiro, consolidando uma das semanas de maior fluxo rodoviário do ano no estado.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta