Alê, me Ajuda!Colunistas

Sabonete: a diferença entre rosto e corpo

Você já se perguntou se pode usar o mesmo sabonete para o rosto e para o corpo? A resposta é: não, e a explicação é mais simples do que você imagina.

A bióloga esteta, especialista em estética e fisiopatologia humana Natália Madureira, explica que o Ph da pele varia de acordo com a região:

“Esse índice mostra o grau de acidez e alcalinidade de uma solução. Os produtos variam muito em suas composições que levam a alterações do Ph da pele. Por exemplo, o rosto tem um Ph levemente mais ácido que o restante do corpo.”

A pele do rosto é mais fina e delicada do que a pele do corpo. Por isso, ela tem um pH mais ácido, que varia entre 4,5 e 5,5. Já a pele do corpo tem um pH mais neutro, que varia entre 5,5 e 7.

Os sabonetes em barra têm Ph mais alcalino devido à presença de ácidos graxos altamente detergentes, o que tende a ressecar a pele.

Não é incomum sentir pinicar a pele após o banho, graças a diferença de Ph. Alguns sabonetes em barra mais comuns, apresentam Ph 9, enquanto nossa pele tem uma média de 5.5. Os pacientes com histórico de dermatite devem evitar o uso de sabonetes em barra, para qualquer parte do corpo.”

Dra. Natália Madureira ▬ Bióloga Esteta, especialista em estética e fisiopatologia humana. Mestre formada na Faculdade de Medicina da USP. Além de ministrar aulas e cursos, realiza procedimentos estéticos, faciais e corporais. Perfil disponível em: @natimadureira – Link na foto

Problemas

Alterar o Ph da pele pode levar a piora de alguns problemas, como o aumento da oleosidade, por exemplo, que pode piorar a acne pelo entupimento dos poros. Além de irritações, infecções, piora da rosácea e crises de dermatite. Se a pele apresentar algum desses sintomas, é importante suspender o uso dos dermocosméticos e procurar um especialista para o tratamento mais adequado.

Quando usamos um sabonete com pH mais alcalino, como os sabonetes em barra, estamos alterando o pH natural da pele do rosto. Isso pode causar diversos problemas, como:

  • Proteção da pele: o sabonete alcalino remove a camada protetora natural da pele, deixando-a mais ressecada.
  • Irritação e infecções: o sabonete alcalino pode irritar a pele, causando vermelhidão, coceira e crises de dermatite.
  • Acne: o sabonete alcalino pode piorar a acne, pois pode entupir os poros.

Por isso, é importante usar um sabonete específico para o rosto. Os sabonetes líquidos, em geral, têm pH mais ácido, o que é ideal para a pele do rosto. E se a pele apresentar algum desses sintomas, suspenda o uso dos dermocosméticos. Em seguida, procure um especialista para o tratamento mais adequado.

Só um sabonete

Se você não puder ou quiser ter dois sabonetes, pode optar por um sabonete neutro, com pH próximo ao da pele.

No entanto, lembre-se de que esse tipo de sabonete não tem a mesma eficácia na limpeza da pele quanto os sabonetes específicos para o rosto e para o corpo.

Então, a próxima vez que for lavar o rosto, lembre-se de usar um sabonete específico para essa parte do corpo. A sua pele vai agradecer!

Dicas bônus

  • Aplique o sabonete no rosto com movimentos suaves e circulares.
  • Enxágue bem o rosto com água morna.
  • Aplique um hidratante facial após a lavagem.

Com esses cuidados, você vai manter a sua pele do rosto saudável e bonita.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *