Leste FluminenseNiterói

Sabatina: Bruno Lessa afirma que percentual orçamentário mínimo de 15% é suficiente para a Saúde de Niterói

Durante sabatina realizada pelo FOLHA DO LESTE na Câmara Municipal de Niterói, o candidato a prefeito Bruno Lessa (Podemos) falou sobre o quanto pretende investir do orçamento municipal na Saúde 

Durante sabatina realizada pelo FOLHA DO LESTE na Câmara Municipal de Niterói, o candidato a prefeito Bruno Lessa (Podemos) falou sobre o quanto pretende investir do orçamento municipal na Saúde

Por Angélica Cunha

Dentre os diversos assuntos abordados na sabatina realizada na terça-feira (24) pelo Folha do Leste, o candidato Bruno Lessa (Podemos) pôde expor suas ideias sobre Saúde impacto de questões ambientais na qualidade de vida dos moradores da cidade.

Questionado sobre o percentual orçamentário ideal para gastos e investimentos em Saúde, o candidato disse entender como suficiente o percentual mínimo de 15% previsto na Constituição Federal. Conforme a atual Lei Orçamentária Anual, esse valor gira em torno de R$ 900 milhões. Todavia, Lessa afirmou que sua prioridade não está relacionada ao valor, mas sim à gestão desses recursos.

“O problema não é o orçamento, mas como utilizamos o orçamento. É muito dinheiro para pouca entrega”, criticou Lessa, citando que a saúde de Niterói tem deixado a desejar, com muitas reclamações ao longo de sua caminhada política.

+ LEIA TAMBÉM: ► Desafios econômicos, financeiros e fiscais de Niterói: o que Bruno Lessa disse na sabatina do Folha do Leste
+ LEIA TAMBÉM: ► Bruno Lessa fala sobre déficit de aprendizagem em sabatina do Folha do Leste

Prioridade da saúde

Em resposta à outra pergunta, o candidato reforçou que a prioridade de sua gestão será a atenção básica e o atendimento de urgência e emergência. Bruno Lessa também propôs a recuperação do programa Médico de Família, que ele considera “sucateado”. De igual forma, a criação de um centro de suporte para emergências.

“Com os recursos que temos, é possível fazer, mas está faltando competência, e isso temos de sobra”, afirmou.

Provocado em outra pergunta, Bruno Lessa falou sobre a relação entre saúde pública e questões ambientais e de infraestrutura. Por exemplo, alimentação, higiene, saneamento básico e poluição. O candidato chamou a atenção para o problema crescente da poluição sonora causada pelas motos barulhentas nas ruas de Niterói, tema que, segundo ele, é tratado em seu programa de governo.

“A moto barulhenta passa na rua e parece que está na sala das pessoas. Isso prejudica autistas. Faz parte da política de qualidade de vida e bem-estar”, disse. E em resposta a jornalista Angélica Cunha, sobre como poderá lidar com as questões dos motociclistas, Lessa respondeu que seu governo será de diálogo mas que a classe deverá respeitar as leis.

Reciclagem

O candidato também mencionou a necessidade de melhorar o índice de reciclagem da cidade. Atualmente, segundo Lessa ele atinge apenas 2%. No entanto, ele propôs elevar esse número para 10%. Em resposta à uma pergunta sobre a relação entre alimentação, higiene, moradia, saneamento básico, poluição sonora e visual com a Saúde, o candidato destacou a importância da realização de políticas integradas para promover o bem-estar da população.

Em resumo, o candidato respondeu às perguntas com propostas sempre relacionadas à necessidade de uma gestão mais eficiente dos recursos públicos. Comprometeu-se, por fim, com a melhoria da qualidade de vida em Niterói. Para isso, propôs mudanças que abrangem saúde, sustentabilidade e a redução da poluição ambiental.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *