BrasilSul

RS: Nível do Guaíba cai 16cm, mas segue alto e em alerta

RS: Nível do Guaíba cai 16cm, mas segue alto e em alerta

RS: Nível do Guaíba cai 16cm, mas segue alto e em alerta | Ricardo Stuckert

Um suspiro de alívio tomou conta de Porto Alegre neste sábado (26). O nível do Guaíba baixou 16 centímetros (cm) nas últimas horas, passando de 4,32 metros (m) para 4,16 metros (m) às 8h da manhã. Apesar da queda, o rio ainda segue alto e acima da cota de inundação, que é de 3 metros (m).

+ LEIA TAMBÉM: ►RS: Central de alimentos vai abastecer cozinhas solidárias

Após dias sem precipitações, a capital gaúcha vivenciou chuvas intensas na última quinta-feira (23), que provocaram alagamentos em ruas e avenidas, principalmente nas regiões centro-sul e sul da cidade. Moradores de algumas áreas que já haviam secado após as inundações do início do mês precisaram ser removidos de suas casas.

O sistema de proteção contra inundações de Porto Alegre, considerado robusto, eficiente e fácil de operar, falhou em conter a recente subida do Guaíba. Segundo manifesto divulgado por 42 especialistas, a falta de manutenções permanentes por parte da prefeitura e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) contribuiu para a situação.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para o Rio Grande do Sul devido à queda de temperatura. A previsão é de declínio entre 3 e 5 graus Celsius (°C) até as 18h deste domingo (26). Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 10°C e 14°C neste sábado.

O tempo na capital gaúcha deve permanecer nublado no fim de semana, com chances de novas chuvas já no início da semana. A previsão indica pancadas de chuva e trovoadas para segunda-feira (27) e terça-feira (28).

+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói debate o futuro das mulheres na tecnologia nesta terça (28)

As inundações no Rio Grande do Sul já afetaram 469 dos 497 municípios do estado. Ao todo, 55.791 pessoas estão em abrigos, 581.638 estão desalojadas e 2.345.400 foram impactadas pelas enchentes.

A tragédia já causou 165 mortes, 806 feridos e 64 pessoas ainda estão desaparecidas. As equipes de resgate já salvaram 83.593 pessoas e 12.497 animais na região.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil