
RS: 318 planos aprovados para reconstruir cidades após chuvas | Reprodução/Marcelocaumors/Instagram
O governo federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), aprovou 318 planos de trabalho dos municípios gaúchos para resposta, restabelecimento e reconstrução das áreas atingidas pelas fortes chuvas de abril e maio. Ao todo, R$ 233 milhões estão sendo repassados pela União para as ações de Defesa Civil. Outros planos ainda estão em análise.
+ LEIA TAMBÉM: ►Mega-Sena acumula e prêmio salta para R$ 42 milhões
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, orientou as prefeituras a não esperarem a água baixar completamente para enviar os planos de limpeza ao ministério. A ação pode ser fracionada, começando por áreas já secas.
“Quanto mais rápido limparmos cada área, melhor para os planos de retenção de água”, destacou.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Dessa forma, para auxiliar na elaboração de planos de trabalho bem estruturados, o MIDR está convocando especialistas em reconstrução de cidades e restabelecimento de serviços.
“Com essa medida, podemos aprovar os planos mais rapidamente, evitando atrasos na análise”, explicou o ministro.
Enfim, até o dia 21 de maio, o número de municípios afetados pelas inundações chegava a 467. Além disso, são 71,5 mil pessoas em abrigos, 581,6 mil desalojados e 2,34 milhões de pessoas impactadas no total. As chuvas deixaram 161 mortos, 806 feridos e 85 desaparecidos. Mais de 82,6 mil pessoas foram resgatadas e 12,3 mil animais.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul