PolíciaRio de Janeiro - Capital

Roubos de celulares crescem na Tijuca e preocupam moradores

Roubos de celulares crescem na Tijuca e preocupam moradores | Reprodução/Google Maps

Roubos de celulares na Tijuca foram destaque após uma ação do 6º BPM (Tijuca). Policiais prenderam um homem e apreenderam três adolescentes na madrugada de terça-feira (8). O grupo foi localizado após roubar um celular na Rua Professor Gabizo, na Zona Norte do Rio.

Durante a abordagem, uma faca e uma réplica de pistola foram apreendidas. O celular levado no assalto foi recuperado. A Polícia Militar não divulgou qual delegacia registrou o caso.

🚨Moradores cobram reforço policial diante da violência

Em meio aos constantes assaltos na região, a população tem demonstrado preocupação. Para Jaime Miranda, presidente da Nova Tijuca – Associação Empresarial e de Moradores, o baixo número de agentes compromete a segurança. Ele também aponta a falta de viaturas e motos como um fator que prejudica o patrulhamento.

“A Grande Tijuca, que é a área do 6° BPM, tem mais de 450 mil pessoas. É maior que a maioria das cidades do Brasil, com um efetivo de pouco mais de 300 agentes. O comando do 6° BPM, a delegacia (19ª DP)… é tudo a mesma coisa, o efetivo deles é a metade do que eles deveriam ter. Então, a gente vê como muito grave a condição do efetivo tanto para Polícia Civil como para Militar, ou para Operação Presente, isso reflete na qualidade de segurança que o estado poderia dar para a gente”, explicou Jaime, que também preside o Conselho Comunitário de Segurança da Grande Tijuca.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Nesta terça-feira, está prevista uma reunião entre associações de moradores e o novo comandante do 6° BPM, tenente-coronel Brum. Participam ainda delegados, representantes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e a subprefeitura.

🏠 Fatores urbanos também afetam a sensação de segurança

Além do policiamento, outras condições urbanas contribuem para o sentimento de insegurança.

“Segurança não é só a PM, Polícia Civil ou Guarda Municipal, é também a prefeitura, é poda de árvore, é rua com iluminação, tudo isso dá a sensação de segurança e de pertencimento, de que está sendo ocupado. Uma rua cheia de buraco e uma calçada suja dão uma sensação de abandono e aumentam a sensação de insegurança”, completou Jaime.

📲 Casos de roubos de celulares crescem mais de 50%

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a Tijuca registrou 314 roubos de rua entre janeiro e fevereiro de 2025. Isso representa uma média de cinco ocorrências por dia. O número é 54% maior que o do mesmo período de 2024, que contabilizou 208 registros.

Os roubos de celulares, especificamente, também subiram. Foram 115 casos nos dois primeiros meses de 2025, frente a 92 registros no início de 2024 — um crescimento de 25%.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Polícia