Rodrigo Neves defende políticas de habitação e governança climática em fórum internacional do G20

Rodrigo Neves defende políticas de habitação e governança climática em fórum internacional do G20 | Divulgação
Em um cenário global de agravamento das crises climáticas e sociais, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou neste domingo (14) da reunião de elaboração do documento final da Urban 20 (U20), fórum internacional que reúne cidades do G20. Realizado em Joanesburgo, na África do Sul, o encontro definiu propostas conjuntas que serão encaminhadas aos líderes do G20 e destacou a importância da habitação, resiliência urbana e governança climática como políticas prioritárias.
Durante a reunião, Rodrigo Neves enfatizou que as cidades estão na linha de frente dos problemas sociais e ambientais e, por isso, precisam ser reconhecidas como atores centrais da cooperação internacional.
“As cidades estão vivendo um grande problema relacionado a pessoas em situação de rua, ao uso abusivo de álcool e drogas e à saúde mental. Não podemos permitir ‘limpezas sociais’ para esconder essa população. Precisamos resolver essa questão com políticas de habitação como prioridade”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves defende políticas de habitação e governança climática em fórum internacional do G20 | Divulgação
Neves também destacou que a governança climática deve ser democratizada, descentralizada e multinível, defendendo maior participação dos governos locais nas decisões globais sobre clima.
Principais discussões da U20
Entre os temas debatidos no encontro estão:
-
Ampliação do financiamento internacional para as cidades;
-
Enfrentamento às mudanças climáticas e fortalecimento da resiliência urbana;
-
Transformação digital como ferramenta de inclusão social;
-
Reconhecimento das cidades como parceiras essenciais na construção de soluções globais.
Na manhã de domingo, Rodrigo também participou de reunião preparatória para a COP30, que será realizada no Brasil em novembro, e ressaltou os avanços do país no combate ao desmatamento da Amazônia.
“Em 2024, houve uma redução de 30% no desmatamento em relação aos anos anteriores. Esse é um esforço importante do Brasil, mas precisamos da participação mais ativa dos países desenvolvidos, apoiando os países em desenvolvimento e as cidades. A COP30 será uma oportunidade decisiva para reforçar o protagonismo dos governos locais na governança climática global”, declarou.

Rodrigo Neves defende políticas de habitação e governança climática em fórum internacional do G20 | Divulgação
O prefeito ainda convidou os colegas internacionais para a Pré-COP30, que ocorrerá de 3 a 5 de novembro no Rio de Janeiro, e para a 30ª Cúpula de Mercocidades, marcada para dezembro de 2025 em Niterói, cujo tema será “Segurança Pública para Cidades Pacíficas e Resilientes”.
Sobre o U20
Criado em 2017 pelos prefeitos de Buenos Aires e Paris, o Urban 20 busca fortalecer a diplomacia entre cidades dos países do G20, articulando políticas de desenvolvimento sustentável, economia e clima. Na América do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires são membros efetivos, enquanto Montevidéu e Niterói participam como convidados.
A próxima Cúpula do G20 será realizada em Joanesburgo, nos dias 22 e 23 de novembro de 2025. O grupo é composto por 19 países e dois blocos regionais: União Europeia e União Africana.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI


























