Leste FluminenseNiterói

Rodrigo Neves representa Niterói no fórum de cidades do G20, na África do Sul

Rodrigo Neves representa Niterói no fórum de cidades do G20, na África do Sul | Divulgação

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participa do fórum de cidades do G20 (U20), que começou nesta sexta-feira (12), em Joanesburgo, na África do Sul. O encontro reúne representantes de mais de cem cidades do mundo para discutir desafios urbanos globais e propor soluções conjuntas.

Durante a mesa de debates “Velocidades iguais para futuros iguais: fazendo o digital funcionar para a sociedade”, Rodrigo Neves apresentou as experiências de Niterói em resiliência e inclusão digital, destacando projetos municipais que vêm tornando a cidade referência em inovação social e planejamento urbano.

“Representar as cidades do Brasil e da América do Sul no U20, aqui no continente africano, é uma responsabilidade e reforça o multilateralismo e a união das cidades diante dos desafios globais. Em Niterói, investimos em transformação digital, universalizamos a saúde e o saneamento, garantimos acesso à educação e estamos entre as melhores cidades do Brasil em qualidade de vida. Mas governar é, acima de tudo, transformar a vida de quem mais precisa”, afirmou Rodrigo Neves.

O prefeito destacou a prioridade dada à inclusão social e tecnológica, defendendo que a transformação digital deve reduzir desigualdades, ampliar a participação cidadã e fortalecer a democracia, sempre com ética e transparência.

Rodrigo Neves representa Niterói no fórum de cidades do G20, na África do Sul | Divulgação

Rodrigo Neves citou ainda iniciativas locais como as Plataformas Urbanas Digitais (PUDs), os centros de inclusão digital para jovens, mulheres e empreendedores, além da cobertura de tecnologia 5G em todos os bairros da cidade. Ele também lembrou do Colab, plataforma de participação social criada em 2013, reconhecida como uma das experiências mais bem-sucedidas do país.

Além de Rodrigo Neves, participaram da mesa a vice-prefeita de Administração de Nova Iorque, Camille Joseph-Varlack, e o prefeito de Izmir, na Turquia, Cemil Tugay.

Contexto

O Urban 20 (U20) foi criado em 2017, sob a liderança dos prefeitos de Buenos Aires e Paris, com o objetivo de fortalecer a diplomacia entre cidades dos países do G20 e articular políticas de desenvolvimento, clima e economia.

Ao final do encontro, será elaborado um documento com as propostas das cidades, que será encaminhado aos líderes do G20 como contribuição oficial às discussões globais.

A Cúpula do G20 está marcada para os dias 22 e 23 de novembro de 2025, também em Joanesburgo. O grupo é formado por 19 países e dois blocos regionais: a União Europeia e a União Africana, que passou a ser membro permanente em 2023.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Comments are closed.