Rodrigo Neves celebra Dia do Prefeito com 72% de aprovação e amor declarado por Niterói
Em pleno Dia do Prefeito, comemorado nesta segunda-feira, 6 de outubro, pesquisa divulgada pelo Instituto Gerp apontou que Rodrigo Neves (PDT), tem 72% de aprovação de sua gestão na cidade. O levantamento, feito entre 24 e 29 de setembro com 1.250 entrevistas, mostra uma boa aceitação para um gestor municipal em seu terceiro mandato.
Dentre os entrevistados, há uma minoria que desaprova o governo Rodrigo Neves versão 3.0, o equivalente a 20%. Por fim, 8% disse não saber responder ou optou pelo silêncio.
Falando sobre sua experiência como prefeito, Rodrigo Neves destacou seu amor por Niterói, bem como relembrou os laços de sua família com a cidade. “
“Amo Niterói, aqui meus avós tiveram seus 14 filhos e 38 netos, tive uma infância maravilhosa, me formei na UFF, casei com Fernanda, tive meus três filhos e dois netos”, ponderou.
De ótimo à péssimo, há uma grande distância
A pesquisa do Gerp ainda mostrou que 61% dos entrevistados consideram o governo de Rodrigo Neves “ótimo ou bom”. Entretanto, 24% avaliou o atual mandato como “regular”. Muito embora o radicalismo ainda faça parte do debate político no parlamento, a pesquisa mostra que ele pouco tem afetado as ruas. Até porque só 14% dos entrevistados classificaram Rodrigo Neves como ruim ou péssimo.
Por último, 1% do público ouvido pelo Gerp preferiu não responder.
Com a popularidade em alta, Rodrigo Neves destacou sua carreira política desde a juventude. Lembrou-se do pleito de 2004, quando consagrou-se nas urnas como o vereador mais votado na cidade, com 6.086 votos. Além disso, destacou que dois anos mais tarde, ainda viria a se tornar o deputado estadual mais jovem eleito no pleito de 2006.
Estou em meu terceiro mandato, com disposição renovada e um pouco mais de experiência, e exerço esse mandato com muito amor, seriedade e dedicação à boa governança, junto com toda a equipe e com os niteroienses. Vamos fazer de Niterói a melhor cidade para viver, prosperar e ser feliz do Brasil.
Jogos Pan-Americanos geram otimismo na cidade
Ainda conforme a sondagem do Gerp, 82% dos niteroienses acreditam nos benefícios econômicos do Pan 2031. Assim sendo, destrinchando esse índice, o estudo indica que 71% veem ganhos diretos para a infraestrutura urbana. Por outro lado, 78% entende que os jogos vão promover a imagem de Niterói e do Rio.
As cidades disputam com Assunção, no Paraguai, o direito de sediar o evento esportivo. Finalmente, a decisão chegará ao final dia 10, com o anúncio da candidatura vencedora.
Entre as palavras do prefeito, uma ideia se destaca:
“Sou municipalista e acredito que o poder local, por estar mais próximo dos cidadãos, deve ser cada vez mais fortalecido para melhorar a vida nas cidades e das pessoas”, considera Rodrigo Neves
Niterói ainda se divide com relação a Lula, mas rejeita Cláudio Castro
O mesmo céu de brigadeiro que Rodrigo Neves voa em Niterói é extremamente turbulento para o governador Cláudio Castro (PL). Isso porque a administração estadual tem reprovação de 58% dos moradores da cidade. Por outro lado, 31% dos entrevistados pelo Gerp aprovam o governo estadual e 11% não responderam.
A desaprovação também atinge o presidente Lula, mas em menor dimensão. Atualmente, Lula tem reprovação de 47%. Todavia, a aprovação da gestão do presidente aponta números próximos da rejeição — que dentro da margem de erro de 3% configuram empate. Seu percentual de aprovação alcança 45%.
A aprovação de Lula fica em 45%, contra 47% que desaprovam seu governo até o momento. Niterói foi a única cidade da Região Metropolitana do Rio onde o petista venceu a eleição dentre as 22 cidades da região metropolitana do Estado.
Enfim, considerando que o dia não é do governador nem do presidente, mas do prefeito, o resultado da pesquisa apenas se soma às premiações que a cidade vêm recebendo. Já faz algum tempo que Niterói colhe resultados expressivos em indicadores nacionais: 1º lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal, 3º lugar no país em saneamento básico, e o Prêmio Inovacidade, do Instituto Smart City Business America.