Leste FluminenseNiterói

Rodrigo Neves celebra Dia do Prefeito com 72% de aprovação e amor declarado por Niterói

Rodrigo Neves celebra Dia do Prefeito com 72% de aprovação e amor declarado por Niterói

Rodrigo Neves celebra Dia do Prefeito com 72% de aprovação e amor declarado por Niterói

Em pleno Dia do Prefeito, comemorado nesta segunda-feira, 6 de outubro, pesquisa divulgada pelo Instituto Gerp apontou que Rodrigo Neves (PDT), tem 72% de aprovação de sua gestão na cidade. O levantamento, feito entre 24 e 29 de setembro com 1.250 entrevistas, mostra uma boa aceitação para um gestor municipal em seu terceiro mandato.

Dentre os entrevistados, há uma minoria que desaprova o governo Rodrigo Neves versão 3.0, o equivalente a 20%. Por fim, 8% disse não saber responder ou optou pelo silêncio.

Falando sobre sua experiência como prefeito, Rodrigo Neves destacou seu amor por Niterói, bem como relembrou os laços de sua família com a cidade. “

“Amo Niterói, aqui meus avós tiveram seus 14 filhos e 38 netos, tive uma infância maravilhosa, me formei na UFF, casei com Fernanda, tive meus três filhos e dois netos”, ponderou.

De ótimo à péssimo, há uma grande distância

A pesquisa do Gerp ainda mostrou que 61% dos entrevistados consideram o governo de Rodrigo Neves “ótimo ou bom”. Entretanto, 24% avaliou o atual mandato como “regular”.  Muito embora o radicalismo ainda faça parte do debate político no parlamento, a pesquisa mostra que ele pouco tem afetado as ruas. Até porque só 14% dos entrevistados classificaram Rodrigo Neves como ruim ou péssimo.

Por último, 1% do público ouvido pelo Gerp preferiu não responder.

Com a popularidade em alta, Rodrigo Neves destacou sua carreira política desde a juventude. Lembrou-se do pleito de 2004, quando consagrou-se nas urnas como o vereador mais votado na cidade, com 6.086 votos. Além disso, destacou que dois anos mais tarde, ainda viria a se tornar o deputado estadual mais jovem eleito no pleito de 2006.

Estou em meu terceiro mandato, com disposição renovada e um pouco mais de experiência, e exerço esse mandato com muito amor, seriedade e dedicação à boa governança, junto com toda a equipe e com os niteroienses. Vamos fazer de Niterói a melhor cidade para viver, prosperar e ser feliz do Brasil.

Jogos Pan-Americanos geram otimismo na cidade

Complexo Esportivo da Concha Acústica | Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói

Complexo Esportivo da Concha Acústica | Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói

Ainda conforme a sondagem do Gerp, 82% dos niteroienses acreditam nos benefícios econômicos do Pan 2031. Assim sendo, destrinchando esse índice, o estudo indica que 71% veem ganhos diretos para a infraestrutura urbana. Por outro lado, 78% entende que os jogos vão promover a imagem de Niterói e do Rio.

As cidades disputam com Assunção, no Paraguai, o direito de sediar o evento esportivo. Finalmente, a decisão chegará ao final dia 10, com o anúncio da candidatura vencedora.

Entre as palavras do prefeito, uma ideia se destaca:

“Sou municipalista e acredito que o poder local, por estar mais próximo dos cidadãos, deve ser cada vez mais fortalecido para melhorar a vida nas cidades e das pessoas”, considera Rodrigo Neves

Niterói ainda se divide com relação a Lula, mas rejeita Cláudio Castro

O mesmo céu de brigadeiro que Rodrigo Neves voa em Niterói é extremamente turbulento para o governador Cláudio Castro (PL). Isso porque a administração estadual tem reprovação de 58% dos moradores da cidade. Por outro lado, 31% dos entrevistados pelo Gerp aprovam o governo estadual e 11% não responderam.

A desaprovação também atinge o presidente Lula, mas em menor dimensão. Atualmente, Lula tem reprovação de 47%. Todavia, a aprovação da gestão do presidente aponta números próximos da rejeição — que dentro da margem de erro de 3% configuram empate.  Seu percentual de aprovação alcança 45%.

A aprovação de Lula fica em 45%, contra 47% que desaprovam seu governo até o momento. Niterói foi a única cidade da Região Metropolitana do Rio onde o petista venceu a eleição dentre as 22 cidades da região metropolitana do Estado.

Enfim, considerando que o dia não é do governador nem do presidente, mas do prefeito, o resultado da pesquisa apenas se soma às premiações que a cidade vêm recebendo. Já faz algum tempo que Niterói colhe resultados expressivos em indicadores nacionais: 1º lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal, 3º lugar no país em saneamento básico, e o Prêmio Inovacidade, do Instituto Smart City Business America.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.