Rio de Janeiro - Capital

Roberto Saturnino Braga morre aos 93 anos no Rio

Roberto Saturnino Braga morre aos 93 anos no Rio

Roberto Saturnino Braga morre aos 93 anos no Rio | Lia de Paula/Agência Brasil

Roberto Saturnino Braga, ex-senador e ex-prefeito do Rio de Janeiro, faleceu nesta quinta-feira (03), aos 93 anos. Saturnino estava internado desde o mês passado e, na quarta-feira (2), foi transferido para a UTI após o agravamento de uma pneumonia. Segundo familiares, ele recebia cuidados paliativos.

+ LEIA TAMBÉM: ►Caravana da Cultura leva arte às escolas de Maricá
+ LEIA TAMBÉM: ►Pesquisa eleitoral Niterói: Rodrigo Neves mantém liderança e vitória no primeiro turno, mostra Gerp

Saturnino teve uma carreira política extensa e significativa, sendo o parlamentar que mais vezes ocupou uma cadeira no Senado pelo estado do Rio de Janeiro, com três mandatos.

Sua primeira eleição ocorreu em 1974, quando substituiu o deputado Affonso Celso, que havia sido afastado por problemas de saúde. Mesmo com a mudança de última hora, Saturnino surpreendeu ao vencer o então presidente do Senado, Paulo Torres, tornando-se uma figura de destaque na oposição ao regime militar.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Em 1982, foi reeleito senador e se tornou o primeiro líder da bancada do PDT no Senado. Pouco tempo depois, conquistou a prefeitura do Rio de Janeiro em 1985, na primeira eleição municipal pós-ditadura. A vitória foi expressiva, com mais que o dobro de votos do segundo colocado, Rubem Medina. Naquela eleição, todos os 20 candidatos tiveram tempo de propaganda no rádio e na TV, o que tornou o feito ainda mais notável.

Após o mandato como prefeito, Saturnino tentou retornar ao Senado em 1994, sem sucesso. Em 1998, porém, ele conseguiu uma vitória expressiva, derrotando o economista Roberto Campos, e ocupou o Senado por mais uma legislatura. Durante este período, liderou a bancada do PSB e presidiu a Comissão de Relações Exteriores. Ao final do mandato, em 2007, Saturnino se retirou da vida política.

Origem e legado

Nascido em 13 de setembro de 1931, Saturnino formou-se em engenharia e trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, o atual BNDES. Antes de sua trajetória no Senado, foi eleito deputado federal duas vezes, uma delas como suplente. Sua atuação política também se estendeu ao governo de Niterói, onde foi secretário de Desenvolvimento Econômico.

+ LEIA TAMBÉM: ►Avó joga óleo fervente em neto de 2 anos em Itaboraí

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lamentou a morte do ex-senador e ex-prefeito, destacando sua importante contribuição para o desenvolvimento da cidade.

“Minha solidariedade e carinho aos familiares e amigos”, afirmou Grael, em nota oficial.

A Prefeitura de Niterói decretou luto oficial de três dias em homenagem a Roberto Saturnino Braga.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *