BrasilSaúde

Risco de epidêmico de dengue avança na capital paulista

Risco de epidêmico de dengue avança na capital paulista

Foto: Paulo Pinto – Agência Brasil

A cidade de São Paulo está a apenas cinco casos por 100 mil habitantes de atingir o índice epidêmico de dengue, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. Assim, com 295 casos por 100 mil habitantes, a capital paulista se encontra em estado de alerta máximo, com a Organização Mundial de Saúde (OMS) definindo epidemia como a partir de 300 casos por 100 mil habitantes.

A vigilância epidemiológica municipal aponta um crescimento de 1.668% nos casos de dengue na capital paulista em 2024. Assim, de 2003 casos nas dez primeiras semanas de 2023, o número saltou para 35.417 no mesmo período deste ano. As mulheres entre 20 e 49 anos são as mais afetadas pela doença.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Dessa forma, em todo o estado de São Paulo, 558.475 casos de dengue foram notificados, sendo 224.945 confirmados e 106.190 em investigação. Já foram registrados 72 óbitos e outros 186 estão sob investigação.

Sendo assim, diante da gravidade da situação, o governo do estado decretou estado de emergência em 5 de março, medida que abrange 44 municípios paulistas.

Fatores que contribuem para a proliferação da dengue:

  • Mudanças climáticas: Ondas de calor e umidade, características do El Niño, aceleram o ciclo de vida do mosquito.
  • Falta de imunidade: Gerações mais novas não tiveram contato com o vírus, não possuindo a “vacina natural” de imunidade.
  • Ciclo natural da doença: A dengue tende a apresentar picos de crescimento em intervalos regulares.

A baixa adesão à vacina contra a dengue agrava o cenário. Contudo, apenas 250 mil das 1,2 milhão de doses distribuídas pelo governo federal foram aplicadas até o momento. Sendo assim, a campanha de vacinação, iniciada em fevereiro, atende 521 municípios brasileiros, incluindo 11 na região do Alto Tietê em São Paulo.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Sendo assim, testes como RT-PCR, antígeno NS1 e sorologia são utilizados para identificar a dengue, cada um com seu momento ideal de aplicação.

Enfim, o Centro de Operações de Emergências (COE) do governo de São Paulo distribuirá 300 mil unidades de repelente para gestantes. Assim, ações para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti também são essenciais para conter a proliferação da dengue.

Sintomas da dengue:

  • Febre alta
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor no corpo
  • Manchas avermelhadas na pele
  • Coceira
  • Náuseas
  • Dores musculares e articulares

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil