No Rio de Janeiro, o “Junho Vermelho” tem sido marcado por esforços em prol da doação de sangue. Com a mensagem “Quando você doa sangue ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente”, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para conscientizar sobre a importância da doação.
Além disso, na última sexta-feira (23), a cidade de Rio Bonito também recebeu uma campanha especial de conscientização para o tema, realizada pela concessionária CCR ViaLagos.
O Ministério da Saúde alerta que, nesta época do ano, costuma ocorrer uma baixa nos estoques de sangue, devido à proximidade das férias escolares, além da mudança de estação, com a chegada do inverno.
No Rio de Janeiro, mais de 159 mil doações de sangue foram realizadas em 2022.
A nível nacional, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2022. No Rio de Janeiro, ano passado, 159.225 doações de sangue foram realizadas.
Isso significa que o Brasil está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo país regulares, sem risco de desabastecimento. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.
Em Rio Bonito
Quem passou nesta sexta-feira pela ViaLagos (RJ-124) recebeu serviços gratuitos de saúde e informações de como realizar a doação de sangue.

Foto: Divulgação/CCR
A equipe multidisciplinar da CCR ViaLagos e instituições parceiras orientaram o público sobre a iniciativa e ainda ofereceram aferição da pressão arterial, testes de glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC), além de massagem circulatória e apoio à saúde emocional dos motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas e profissionais do volante.
Ao longo da rodovia, painéis luminosos divulgaram a mensagem “Doe sangue, doe vida” e o telefone do Hemolagos (22) 98744-7988 para incentivar mais voluntários a participarem desta causa tão nobre e urgente.
O hemocentro da Região dos Lagos está localizado em Cabo Frio, abastece a nove municípios da Costa do Sol e precisa de doações. Para doar sangue, é necessário agendar pelo telefone do Hemolagos, que também funciona como WhatsApp.