Rio de Janeiro - Capital

Rio: Projeto para naturalização da Lagoa têm início

A naturalização da Lagoa Rodrigo de Freitas já começou. A Prefeitura do Rio e a Fundação Rio-Águas iniciaram nesta semana um projeto para incorporar novos 2.600 metros quadrados de espelho d’água a essa importante área da cidade. O objetivo é oficializar um novo traçado para a ciclovia e fazer a readequação ambiental de trechos que costumam ficar alagados.

O projeto é executado em parceria com a Subprefeitura da Zona Sul e deve ser concluído em 60 dias. O trabalho está sendo realizado em duas áreas: uma em frente ao Parque Cantagalo, que já começou, e outra próxima ao Parque dos Patins. O processo de execução será dividido em três fases.

O responsável técnico do projeto, o biólogo Mario Moscatelli, explica que o solo dessas áreas é extremamente instável, o que dificulta evitar o alagamento em épocas de cheia. Por isso, as intervenções serão feitas com foco no acerto topográfico da área, visando criar as condições ambientais ideais para a implantação do projeto de recuperação da comunidade vegetal.

A ciclovia, que passava na frente da lagoa, será desviada para a parte de trás da quadra esportiva, que costumava alagar com frequência. Para isso, a nova rota será oficializada. Em ambos os trechos, a antiga pista de ciclismo será substituída por vegetação nativa de várias espécies.

Novo trajeto da ciclovia. Foto: Divulgação Prefeitura do Rio

Além disso, está prevista a criação de um observatório de aves para que os visitantes possam desfrutar da fauna local. O projeto prevê ainda a instalação de cercas protetivas e placas informativas, além do replantio de espécies vegetais perilagunares como grama de mangue, samambaia-do-brejo, algodoeiro de praia e mangue-vermelho.

A naturalização da Lagoa Rodrigo de Freitas traz melhorias ambientais e urbanísticas para a cidade, valorizando esse importante cartão-postal do Rio de Janeiro.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *