A Prefeitura do Rio realizou nesta quarta-feira (31) uma operação de ordenamento e fiscalização no Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Mais de 150 itens, entre materiais de praia, quentinhas e bebidas, foram apreendidos durante a ação.
Os agentes aplicaram cinco multas a barraqueiros por cercamento ilegal da área e por falta de urbanidade. Além disso, foram apreendidos 27 guarda-sóis, 48 cadeiras, 56 bebidas diversas, bancos, coolers, 33 quentinhas e 100 quilos de frutas que seriam comercializadas ilegalmente.
“A praia é um espaço público e para o uso de todos. Os barraqueiros sabem que não podem lotear as areias, pois é ilegal. A Operação Verão acontece diariamente na cidade, assim como as ações de ordenamento. Vamos continuar intensificando as fiscalizações para manter a cidade organizada”, declarou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
A ação foi realizada em conjunto pela Subprefeitura da Barra, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio), com apoio de agentes do 31º BPM. As barracas de venda de alimentos na areia e os quiosques do Recreio foram alvo da operação.
Na Barra, os agentes atuaram na Rua Carlos Oswald, focando na venda de quentinhas e no estacionamento irregular. Também foi desmobilizada uma van de venda de frutas na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso.
“Estamos atendendo às denúncias dos moradores sobre a desordem causada pela venda irregular de alimentos. Além dos riscos que a procedência duvidosa dos alimentos traz, também enfrentamos problemas de trânsito e excesso de lixo nos locais”, afirmou o subprefeito da Barra, Raphael Lima.