No próximo dia 20, será celebrado o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, uma data estabelecida pela lei federal 12.519, em 2011. Afinal, é importante lembrar e conscientizar a população sobre a resistência e o sofrimento vividos pelos negros escravizados no Brasil, além de discutir a relevância da cultura africana no país. Para promover a conscientização e igualdade racial, a prefeitura e quilombos urbanos elaboraram uma programação especial, que inclui rodas de samba, teatro, exposição e o show do Jongo da Serrinha.
Uma das atrações é o cortejo da Tia Ciata, uma homenagem à precursora do samba. A concentração para a caminhada terá início às 10h, no Terreirinho da Ciata, localizado no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. A caminhada seguirá pela Rua de Santana e pela Avenida Presidente Vargas, até chegar ao busto de Zumbi dos Palmares, na Praça Onze, região central.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
Já no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, será apresentada a peça ‘Ninguém sabe o meu nome’, que conta a história de uma mãe preta que se questiona sobre a melhor forma de educar seu filho em uma sociedade que o trata como inferior. A atriz Ana Carbatti, indicada ao Prêmio Shell e APTR por seu papel, se transforma em diversas vozes e corpos durante a apresentação. A peça será realizada às 19h e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site da Sympla, com preços a partir de R$30.
No mesmo local, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) Jovem realizará um concerto especial com a participação das cantoras Lazir Sinval e Dely Monteiro, descendentes diretas das famílias jongueiras de Madureira, na Zona Norte. O show terá início às 16h e a entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingresso antes pelo link.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
O grupo Jongo da Serrinha, uma das mais importantes manifestações culturais do país, celebrará seus 60 anos de história com um show na Cidade das Artes, às 17h30. O evento é gratuito, mas é preciso retirar ingresso por meio de um link disponível.
Para festejar a Pequena África, haverá uma roda de samba chamada ‘Samba da Dida’, acompanhada de uma feijoada no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa, das 15h às 21h. A entrada será franca.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
A exposição “Omolu, a Cura”, na Sala Vip da Cidade das Artes, promove uma campanha contra a intolerância religiosa durante o mês da consciência negra, exibindo elementos visuais relacionados à divindade africana Omolu. A mostra está aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, até o dia 30 de novembro. No dia 20, às 15h, acontecerá o “Banquete do Rei”, uma cerimônia do candomblé em homenagem ao orixá Omolu, com pratos tradicionais e ritos simbólicos.
E para encerrar, a roda ‘Pede Tereza’ tomará conta do Quilombo Cultural Casa do Nando, com o Samba pra Zumbi, a partir das 16h. A entrada custa R$25. O quilombo urbano está localizado na Rua Camerino, 176, no Centro.