Rio de Janeiro - Capital

Rio lança guia para Centros de Operações

Rio lança guia para Centros de Operações

Rio lança guia para Centros de Operações | Divulgação/Beth Santos

A Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lançou nesta segunda-feira (27) o “Prática Recomendada ABNT PR 1021 – Centro de Operações de Cidade – Implementação”.

+ LEIA TAMBÉM: ►Começa a vacinação para idosos acima de 85 anos no Rio

O manual estabelece diretrizes para a criação de centros de operações em todo o país, visando auxiliar na gestão de crises e na tomada de decisões mais eficientes.

No evento de lançamento, realizado no Centro de Operações Rio (COR-Rio), o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, anunciou um financiamento de R$ 117 milhões para a capital fluminense.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Os recursos serão utilizados em ações de resposta a desastres, governo digital e gestão urbana com inteligência artificial (IA). Desse total, R$ 29 milhões serão destinados ao COR para investimentos em IA e sinais de trânsito inteligentes.

“O objetivo do COR é evitar que as pessoas sejam surpreendidas por eventos climáticos extremos e, principalmente, que ninguém morra por causa deles”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. “Se eu pudesse definir o grande mérito do COR, seria esse: salvar vidas. É inaceitável que alguém morra em uma enchente quando temos serviços de meteorologia eficientes.”

Dessa forma, a “Prática Recomendada ABNT PR 1021” servirá como guia para qualquer cidade que deseje implementar um centro de operações. Assim, o documento detalha os equipamentos e procedimentos necessários para o enfrentamento de situações de risco, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

“Recebemos visitas de todo o país e a pergunta que mais ouvimos é como fazer e quanto custa implementar um equipamento como o COR”, explicou o chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Marcus Belchior. “Chamamos a ABNT para criarmos este instrumento que traz protocolos para cidades de todos os portes, servindo como um direcionador de políticas públicas de resiliência urbana para o Brasil.”

+ LEIA TAMBÉM: ►Prazo para migração de professores do estado do RJ é prorrogado

Enfim, o Centro de Operações Rio foi criado em 2010 pelo prefeito Eduardo Paes. Assim, o local utiliza tecnologia de ponta para receber e analisar informações em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o objetivo é antecipar soluções e minimizar os impactos de eventos que possam afetar a cidade.

“Essa norma é um guia de implementação desse sistema pioneiro no Rio de Janeiro para qualquer tamanho de cidade”, destacou o presidente da ABNT, Mario William Esper. “A ABNT está à disposição para aprimorar e elaborar outras normas que forem necessárias, para que o Brasil seja um exemplo nesse quesito.”

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *