Leste FluminenseNiterói

Rio Jacaré de Niterói recebe obras de renaturalização

Rio Jacaré de Niterói recebe obras de renaturalização

Foto: Luciana Carneiro

O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou nesta quarta-feira (25) o andamento das obras de renaturalização da Bacia do Rio Jacaré, na Região Oceânica da cidade. O objetivo é garantir a purificação da água e evitar o despejo diário de mais de 1,439 milhão de litros de esgoto na Lagoa de Piratininga. O Rio Jacaré será o primeiro rio urbano do estado a ser recuperado após anos de ações desordenadas. A prefeitura de Niterói segue empenhada em diversas frentes de obras, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024.

O prefeito Axel Grael destacou a complexidade das obras, que têm o potencial de transformar a região após a finalização do projeto. Segundo ele, a transformação para um bairro sustentável não envolve apenas o rio, mas também uma série de ações voltadas para a urbanização de comunidades ao longo da Estrada Frei Orlando. O prefeito mencionou ainda a importância do Parque Orla Piratininga, situado nas margens da lagoa onde o Rio Jacaré deságua. Ainda há muito trabalho pela frente, mas Grael expressou orgulho pelo progresso e pela transformação dessa região tão especial de Niterói.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O Secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson, acompanhou o prefeito em sua visita e reforçou a importância do projeto para a sustentabilidade da cidade. Segundo ele, o Rio Jacaré é atualmente o principal poluidor da Lagoa de Piratininga. As intervenções planejadas irão modificar a paisagem da cidade e melhorar a qualidade ambiental do sistema lagunar.

O projeto de renaturalização da bacia inclui a recuperação do rio, de suas nascentes e da faixa marginal de proteção, caracterizada como Área de Preservação Permanente (APP). Também serão realizadas melhorias no saneamento das comunidades próximas e a implementação de soluções sustentáveis de drenagem para a Estrada Frei Orlando. O Programa PRO Sustentável coordena essas ações, incluindo a reeducação da população sobre o descarte adequado de resíduos no local.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O Secretário Municipal de Obras, Vicente Temperini, destacou que além da renaturalização da Bacia do Rio Jacaré, o projeto prevê a criação de espaços de integração, como praças e mirantes, ao longo de toda a orla do rio. A intenção é requalificar a região, oferecendo qualidade de vida e aproximando os cidadãos do rio.

A região da bacia do Jacaré, que já foi uma grande fazenda, hoje abriga cerca de 7 mil habitantes que começam a se beneficiar das intervenções realizadas pelo poder público. Até o ano passado, moradores de baixa renda não tinham suas casas conectadas à rede de esgoto. A região já recebeu saneamento nas comunidades do Cabrito, Vale Verde e Saibreira, e atualmente estão em andamento as obras de recuperação da Bacia do Rio Jacaré, que tem 5,9 km de extensão e é o maior contribuinte para a Lagoa de Piratininga.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Além disso, nos últimos anos, a região do Jacaré também ganhou um prédio do Programa Médico de Família (PMF) que utiliza tecnologias verdes e uma estrutura para Práticas Integrativas e Complementares à Saúde. Nesta quarta-feira (25), o prefeito entregou a Praça Dr. Hudson Cordeiro, que está integrada ao PMF. A proposta é que o Jacaré se torne um bairro ambientalmente sustentável.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, ressaltou a importância da praça para a região. Ela foi projetada dentro do conceito da Urban95, com brinquedos naturais para as crianças. A praça homenageia o médico Hudson Cordeiro, que atendeu a população do PMF do Jacaré e faleceu recentemente.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *