Rio de Janeiro - Capital

Rio institui data para conscientizar sobre violência contra jovens negros

Rio institui data para conscientizar sobre violência contra jovens negros

Foto: Reprodução – Arquivo Pessoal

A luta contra a violência e morte de jovens negros no Rio de Janeiro ganhou um novo marco com a sanção da Lei Nº 9.414/2024, que institui o Dia de Luta Jovem Preto Vivo – João Pedro Matos Pinto. Contudo, a data, 18 de maio, coincide com o aniversário de quatro anos da morte do adolescente assassinado em uma ação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, em 2020.

Sendo assim, de iniciativa do deputado estadual Professor Josemar (PSOL), a lei determina a realização de eventos e campanhas educativas. Sendo realizadas durante a data e todo o mês de maio para debater temas como racismo.

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

Dessa forma, Rafaela Coutinho Matos, mãe de João Pedro, celebrou a homenagem e destacou a importância da lei para manter viva a memória do filho e conscientizar a sociedade sobre a violência contra jovens negros.

“Para nós familiares, é um passo na busca por justiça e memória. A luta é por justiça, memória e reparação. Esperamos que a lei seja realmente exercida e sirva para alertar a sociedade sobre o genocídio do Estado contra a juventude preta”, disse Rafaela.

Relembre o caso

Em 18 de maio de 2020, João Pedro, de 14 anos, foi morto durante uma ação das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro. Segundo testemunhas, ele jogava videogame com amigos quando os agentes entraram atirando.

Enfim, a casa onde ele estava ficou com mais de 70 marcas de tiros. João Pedro foi atingido na barriga e não resistiu aos ferimentos. Assim, seu corpo chegou a ser dado como desaparecido, sendo encontrado horas depois pela família no IML.

Três agentes da Core – Mauro José Gonçalves, Maxwell Gomes Pereira e Fernando Meister – são réus por homicídio e fraude processual. Em janeiro de 2024, o MPRJ pediu que os policiais sejam levados a júri popular.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *