Rio de Janeiro - Capital

Rio inicia obras da primeira base da Força Municipal da Guarda

Rio inicia obras da primeira base da Força Municipal da Guarda | Marcos de Paulo/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio iniciou, nesta terça-feira (5), as obras da primeira base da Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal. A unidade será instalada na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, no Leblon, aproveitando uma estrutura já existente da corporação.

Na fase inicial, serão três unidades: Leblon, Inhoaíba (Zona Oeste) e Piedade (Zona Norte). Cada base terá cerca de 500 m², capacidade para 200 agentes e contará com setores administrativos, vestiários, refeitório, estacionamento e paiol para guarda de armamentos. As estruturas terão reforço de segurança, climatização e lajes estruturadas.

O prefeito Eduardo Paes destacou que a Força Municipal será armada para atuar no combate a crimes de rua, como roubos e furtos, sem funções de ocupação territorial ou enfrentamento ao crime organizado.

“Tomamos a decisão de armar uma parte da Guarda Municipal, criando um grupo de elite que vai ter o papel de combater os crimes de rua, roubos e furtos. Ela não vai ter o papel de combate à ocupação territorial, tráfico, milícia. Ela vai cuidar dos principais pontos de fluxo das pessoas na cidade”, disse Paes.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

O treinamento dos agentes começa em setembro, com expansão gradual da atuação.

A obra é executada pela Rio-Urbe, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, com investimento de R$ 2,7 milhões.

Como vai funcionar

A atuação será baseada em dados e evidências, priorizando áreas com maior incidência criminal. As ações seguirão o Quadro de Missão Diária (QMD) e o mapeamento da mancha criminal.

Os agentes não atenderão ocorrências pelo 190 ou 1746, nem farão operações contra crime organizado ou fiscalização de ordem pública. Cada guarda atuará com câmera corporal e rádio monitorados via GPS.

O modelo de gestão seguirá o Compstat, sistema de gerenciamento policial de Nova Iorque. O prefeito se reunirá periodicamente com a corporação para revisar dados e ajustar estratégias de redução de crimes.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *