O dossiê de candidatura do Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031 inclui a construção de uma Vila dos Atletas no terreno da Estação Leopoldina, no Centro do Rio. A informação foi divulgada pela “Folha de São Paulo”.
O projeto prevê a construção de sete torres residenciais de 18 andares sobre as linhas de trem e metrô. Também estão planejadas quadras esportivas, visando modernizar uma área atualmente em processo de revitalização pela Prefeitura do Rio.
A nova estrutura deverá abrigar 7.500 atletas e 2.800 técnicos em apartamentos de dois ou três quartos. A iniciativa reforça o compromisso das cidades com a modernização urbana e o incentivo ao esporte.
Investimento e Planejamento Estratégico
O orçamento estimado para a realização do Pan 2031 é de R$ 3,8 bilhões, incluindo custos de mobiliário, serviços e operação. Porém, a construção dos edifícios será viabilizada por meio da iniciativa privada, que poderá posteriormente comercializar as unidades habitacionais.
O dossiê, ainda em ajustes finais, deverá ser entregue até 30 de abril à Panam Sports, entidade responsável pela escolha da cidade-sede. Além de Rio-Niterói, Assunção, no Paraguai, também concorre para receber o evento.
A expectativa é que o projeto promova não apenas a realização do Pan, mas também o desenvolvimento urbano em áreas estratégicas da cidade.
Localização Estratégica da Estação Leopoldina
A escolha da Estação Leopoldina para a construção da Vila dos Atletas se baseou em sua posição central no mapa de competições. As cinco zonas de disputa estarão distribuídas de forma que o Complexo de Deodoro fique a 33 km, enquanto a Praia de Itacoatiara, em Niterói, estará a 34 km.
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Além de atender à logística dos Jogos, a proposta visa impulsionar a revitalização da zona portuária, em especial a área da Avenida Francisco Bicalho. A região já apresenta uma demanda crescente por empreendimentos residenciais e comerciais.
História e Transformação da Estação Leopoldina
A Estação Leopoldina foi inaugurada em 1926, com projeto do arquiteto escocês Robert Prentice. Também conhecida como Estação Barão de Mauá, ela foi um importante centro ferroviário que ligava o Rio a cidades do interior e estados como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
Inspirada em modelos londrinos, a estação se destaca pelos pátios de abóbadas metálicas e pela fachada semelhante ao Palácio de Buckingham. O último serviço ferroviário de longa distância, o trem de prata, foi desativado em 1998. A estação foi oficialmente fechada em 2004.
Com a nova proposta, a Estação Leopoldina poderá ganhar nova vida, integrando-se à fase contemporânea de crescimento urbano e de incentivo ao esporte.