
Rio de Janeiro registra aumento da violência contra mulheres em 2024 | Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O Rio de Janeiro registrou um aumento significativo nos casos de violência contra mulheres em 2024. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), o crescimento foi de 21,6% em relação ao ano anterior, totalizando 10.545 ocorrências. Os crimes incluem feminicídio, assédio, difamação e constrangimento ilegal.
Casos de Assédio Sexual Apresentam Maior Crescimento
O assédio sexual teve o aumento mais expressivo entre os delitos registrados. Em 2024, foram denunciados 390 casos, representando um crescimento de 30,9% em comparação a 2023, quando foram contabilizadas 298 ocorrências.
Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada em novembro, revelou que oito em cada dez mulheres sentem medo de sofrer assédio nas ruas da capital fluminense. Além disso, 96% das entrevistadas afirmaram que evitam andar sozinhas devido ao receio de vulnerabilidade.
Tentativas de Feminicídio e Homicídios de Mulheres Também Aumentam
Os registros de tentativa de feminicídio, crime cometido em contexto de violência doméstica ou por questões de gênero, também cresceram. Em 2024, houve um aumento de 24%, com 74 ocorrências a mais. O homicídio de mulheres também apresentou crescimento de 26,8%, totalizando 159 casos adicionais.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Entre os crimes de maior repercussão, destaca-se o feminicídio ocorrido em abril na estação de trem Augusto Vasconcelos, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.
A técnica de enfermagem Michele Pinto, de 39 anos, teve o corpo incendiado pelo ex-marido Edmilson Felix do Nascimento, de 44 anos. Testemunhas relataram que o agressor jogou gasolina na vítima, ateou fogo e fugiu pelos trilhos do trem.
Queda nos Homicídios Dolosos Contra Mulheres
Os dados do ISP mostram que o homicídio doloso contra mulheres foi o único crime a apresentar redução, com queda de 15,1%. No entanto, outras infrações, como difamação, violação de domicílio e constrangimento ilegal, tiveram aumento significativo.
Medidas de Prevenção e Combate à Violência
O Governo do Estado do Rio informou que vem implementando diversas ações para prevenir e combater a violência contra mulheres. Um dos programas de destaque é a Patrulha Maria da Penha, vinculada à Polícia Militar, que presta assistência a vítimas com medidas protetivas. Outras iniciativas buscam ampliar o acesso a serviços de segurança e acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade.