Uma construção irregular de dois pavimentos foi demolida nesta sexta-feira (25) em Vargem Grande, Zona Oeste. A estrutura, que estava em fase de alvenaria e desocupada, possuía aproximadamente 60 m² de área.
Localizada sobre a calha do canal de Sernambetiba, ela foi construída sobre uma área aterrada de forma irregular, estreitando o curso original do canal e represando parcialmente o fluxo natural da água. A ação foi realizada pela Secretaria de Ordem Pública do Rio (Seop).
Contudo, engenheiros da prefeitura alertam que, em caso de chuvas fortes, os ocupantes do imóvel corriam grande risco devido à precariedade da estrutura da construção. Com o aumento da vazão de água, havia o perigo de colapso e queda da estrutura.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Sendo assim, a Subsecretaria de Gestão das Bacias Hidrográficas (Rio Águas) notificou e embargou outra construção próxima à que foi demolida, possuindo as mesmas características. Uma nova operação de demolição será realizada para prevenir um possível desabamento.
Entretanto, o secretário Brenno Carnevale ressalta a posição firme da prefeitura contra construções irregulares na cidade do Rio. Ele destaca que a demolição em Vargem Grande foi necessária, pois a construção foi erguida sem autorização e colocava em risco a vida dos futuros ocupantes.