Obras de prevenção em Rio Bonito visam minimizar o impacto das chuvas intensas no verão. Desde 2018, a administração pública vem utilizando equipamentos e mão de obra especializada para desenvolver ações de desassoreamento e dragagem de rios e canais da cidade. Isso é o que afirma a Prefeitura da cidade.
As ações divulgadas ocorrem através do “Programa Limpa Rio”, numa parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a secretaria municipal de Meio Ambiente.
O “Limpa Rio”, segundo os canais de comunicação da prefeitura, se trata de uma das principais ferramentas utilizadas para prevenir transtornos causados pelas chuvas.
Além de promover a requalificação das margens do rio Bonito ao longo da Bela Vista, no Centro, para garantir a fluidez e evitar avanço em direção às casas, a limpeza também foi realizada nas regiões da Colina da Primavera, Mangueira e Rio Vermelho. Com a reforma de uma máquina, o trabalho segue em direção ao Basílio, Parque das Acácias, Cambucás, Green Valley, Centro e Bela Vista.
A frente de trabalho também passou pelo Segundo Distrito para desobstruir o canal que corta o Parque Andreia. Assim, espera-se reduzir as chances de transbordamento que afetam uma grande parcela da população residente naquela região. As ações de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais, visam prevenir a proliferação de vetores e riscos de inundações. Também realizam-se os trabalhos de desassoreamento e requalificação das margens, beneficiando diretamente a população do município.