Em parceria com a Defensoria Pública e as Secretarias Estaduais de Saúde e da Mulher, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj promoveu ação para realização de exames gratuitos de mamografia.
Cerca de 100 mulheres foram atendidas no mamógrafo móvel instalado no Largo da Carioca, no Centro do Rio. Além disso, tendas de atendimento foram disponibilizadas para orientações jurídicas sobre violência de gênero.
A parlamentar informou ainda que as cidades de São João de Meriti, Niterói, Cabo Frio e Teresópolis também serão contempladas pela iniciativa”, disse a deputada Renata Souza (Psol), presidente da Comissão da Alerj.
A mamografia é um exame rápido e indolor. A cada três pessoas diagnosticadas precocemente com câncer, uma pode ser curada”, comentou.
A ação também contou com a distribuição de folhetos explicativos sobre como se prevenir contra o câncer de mama, abordando temas como sintomas, fatores de risco e o que é esse tipo de doença.
Andreia Marinho, que participou da ação, incentivou outras mulheres a realizarem o exame:
Não custa nada e o atendimento é rápido. Mulheres, façam o exame porque é muito importante para nós”.
Abertura da campanha
Na última quarta-feira (04/10), um ato nas escadarias do Palácio Tiradentes, com a presença do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), e de várias deputadas, marcou a abertura da campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.